Plan Huascarán e Expansão do Acesso à Internet em Escolas Públicas do Peru
Plan Huascarán e Expansão do Acesso à Internet em Escolas Públicas do Peru
Qual era o objetivo?
Incorporar as tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o aumento da qualidade, a descentralização e a equidade do sistema educacional.
Onde e quando?
O Plan Huascarán foi uma iniciativa criada pelo governo do Peru no início dos anos 2000. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados do universo de alunos e escolas no país, de 2007 a 2020.
Como era o desenho?
O plano teve como principal componente a ampliação do acesso à Internet e foco em escolas públicas de áreas rurais e comunidades urbanas, com alta concentração de pobreza.¹ Dentro dessas áreas, a seleção das escolas levou em conta fatores como a disponibilidade de energia elétrica e a existência de um laboratório de informática em uma área que pudesse ser considerada protegida de furtos. Além disso, dentre as escolas que satisfaziam essas condições, houve priorização das maiores escolas nas fases iniciais de implementação.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal da expansão:
- entre 2007 e 2020, 11.310 escolas foram conectadas à Internet e proporção de alunos com acesso subiu de 23% para 81% [1];
- dados de uma survey de 2014 revelam que quase metade dos professores de escolas primárias não tinham acesso à Internet em casa, e que 2 a cada 3 professores que trabalhavam em escolas que tinham acesso consideravam-na como um instrumento fundamental para procura de recursos pedagógicos [1];
- aumento de 2,8% a 3,5% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas de Matemática e aumento de 1,7% a 2,4% de um desvio-padrão nas notas de Língua Espanhola (leitura), em exames padronizados aplicados ao fim do 2° ano, para alunos que tinham estudado por 1 ano em escolas contempladas pelo programa [1];
- os efeitos positivos descritos acima se intensificaram com o tempo: houve, por exemplo, aumento de 10% a 11% de um desvio-padrão nas notas de Matemática e aumento de 4,7% a 6,3% de um desvio-padrão nas notas de Língua Espanhola para alunos que tinham estudado em escolas que tiveram um horizonte de exposição de 5 anos à nova tecnologia [1].²
- Embora as intenções originais dos formuladores fossem de que o passo de ampliação do acesso fosse acompanhado de esforços de capacitação dos professores no uso pedagógico dos computadores, este aspecto não foi levado adiante.
- Ademais, o padrão crescente de efeitos ao longo do tempo parece refletir um período de adaptação, durante o qual as escolas precisam aprender a integrar novas tecnologias, por exemplo, contratando professores com treinamento no uso de computadores (cujo número aumenta em 27%, no horizonte de exposição de 5 anos).
Quais as fontes da informação?
- Lakdawala, L. K., Nakasone, E., & Kho, K. (2023). Dynamic Impacts of School-Based Internet Access on Student Learning: Evidence from Peruvian Public Primary Schools. American Economic Journal: Economic Policy, 15(4), 222-254.
Políticas e Programas Relacionados
Renovações na Infraestrutura de Escolas Públicas de New Haven
Modernizar as instalações escolares para criar ambientes de aprendizado mais seguros e saudáveis.
Referendos para Financiamento de Gastos Discricionários com Infraestrutura Escolar em Ohio
Permitir que distritos escolares levantassem mais recursos para financiamento de aprimoramentos estruturais em suas escolas públicas.
Referendos para Financiamento de Aprimoramentos da Infraestrutura de Saúde e Segurança em Escolas nos Estados Unidos
Permitir que distritos levantassem recursos para o financiamento de aprimoramentos na infraestrutura da sua rede de escolas públicas.