Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Akshara e Abertura de Bibliotecas em Escolas de Bangalore
Programa Akshara e Abertura de Bibliotecas em Escolas de Bangalore
Qual o objetivo?
Assegurar que crianças tivessem possibilidade de e apoio para estabelecer um contato mais próximo com livros no ambiente escolar.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2007, em Bangalore, na Índia, com recursos disponibilizados pela Akshara Foundation, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 21 mil alunos do 3° ao 5° ano em 370 escolas.
Como é o desenho?
O programa Akshara operacionalizou a abertura de bibliotecas em escolas da cidade, recrutando externamente e capacitando um bibliotecário para gestão dos materiais e para a condução de atividades educacionais com os alunos, como leitura de histórias e personificação de papéis. Os livros do acervo eram adaptados à idade dos alunos — que era sinalizada por um sistema de cores e etiquetas — e alinhados ao currículo escolar. O bibliotecário também tinha como responsabilidade acompanhar o desenvolvimento dos alunos, e decidir quando elas progrediriam no sistema de cores que organizava os livros da biblioteca.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento do programa e do impacto causal do programa:
- em média, 8 a cada 10 crianças visitaram as novas bibliotecas ao menos uma vez, no ano de implementação [1];
- não foram encontradas evidências de efeitos positivos ou estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas em um exame padronizado de Língua aplicado a alunos do 3° ao 5°, que avaliou vocabulário, ortografia e compreensão de leitura, no horizonte de 1 ano após a implementação das bibliotecas [1];
- também não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes em exames padronizados de Matemática e Ciências, ou na frequência escolar, para o mesmo grupo de alunos e horizonte temporal dos resultados acima [1].
Eixos de busca
Área
EducaçãoIndicador afetado
Alfabetização e letramentoAprendizado de Ciências da NaturezaAprendizado de LínguaAprendizado de MatemáticaNotas em exames padronizadosElementos
Acervos de livros para bibliotecas em escolasSistemas de avaliação para acompanhamento do aprendizadoPúblico-alvo
Adolescentes de 11 a 19 anosAlunos de escolas públicasAlunos do Ensino Fundamental ICrianças de 6 a 10 anosEscolas públicasRegião
ÁsiaPaís
ÍndiaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Investimentos em Infraestrutura Escolar no Los Angeles Unified School District
Expandir a rede escolar local e aprimorar a infraestrutura das escolas existentes.
Plan Huascarán e Expansão do Acesso à Internet em Escolas Públicas do Peru
Incorporar as tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o aumento da qualidade, a descentralização e a equidade do sistema educacional.
Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil
Aprimorar a infraestrutura das escolas públicas, dar suporte a seus professores, e apoiar a aprendizagem efetiva dos alunos.