Mudanças nas Leis Estaduais sobre Prescrição de Contraceptivos por Farmacêuticos nos Estados Unidos
Mudanças nas Leis Estaduais sobre Prescrição de Contraceptivos por Farmacêuticos nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Aumentar e tornar mais equitativo o acesso a métodos de contracepção.
Onde e quando?
As informações abaixo referem-se a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. que usa dados de natalidade de 28 estados americanos que alteraram seus marcos regulatórios entre 2014 e 2020.
Como era o desenho?
A ideia central das mudanças foi a de possibilitar que farmacêuticos prescrevessem pílulas anticoncepcionais usando, para isso, um protocolo padronizado.
Os potenciais clientes passaram a poder responder um questionário nas farmácias para triagem do histórico médico e de gravidezes passadas, de informações sobre pressão sanguínea e de outros medicamentos utilizados. Baseado nos resultados da triagem, o farmacêutico poderia prescrever pílulas anticoncepcionais, ou um método alternativo, caso houvesse contraindicações para uso da pílula.
Com a introdução dos novos marcos regulatórios em cada estado, foram criados programas de capacitação e certificação de farmacêuticos para os procedimentos.¹
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto:
- a iniciativa teve sucesso em expandir o uso de pílulas anticoncepcionais, em 6% a 10%, entre mulheres que eram beneficiárias do seguro-saúde Medicaid [1];
- houve redução, em média, de 4,1% na taxa de fecundidade no horizonte de até 4 anos após as mudanças nos marcos regulatórios estaduais, com efeitos concentrados em mulheres de 25 a 34 anos, com ensino médio completo ou menos [1];
- redução, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima, de 11% na taxa de fecundidade entre os 15 e os 19 anos, sugerindo ter havido diminuições na taxa de gravidez na adolescência, embora os resultados sejam imprecisamente estimados [1].
- O processo de treinamento e certificação geralmente foi acompanhado pela introdução de pequenas taxas pela consulta rápida prestada nas farmácias.
Quais as fontes da informação?
- Grossman, D., Ray, A., & Wadsworth, A. (2025). The Pharmacist Will See You Now: Pharmacist Prescribed Contraceptives and Fertility Rates. Journal of Health Economics, 100, 102942.
Políticas e Programas Relacionados
Expansão do Direito Legal ao Acesso à Pílula Anticoncepcional Enovid para Jovens Adultas nos Estados Unidos
Criar as condições para que mulheres tivessem mais controle sobre sua vida reprodutiva.
Programa Matlab Maternal and Child Health and Family Planning no Bangladesh
Expandir o acesso e aprimorar a qualidade de serviços de planejamento familiar e de atenção primária à saúde materno-infantil em áreas rurais.
Disponibilização de Pílulas do Dia Seguinte em Sistemas Municipais de Saúde do Chile
Subsidiar formas alternativas de contracepção em casos de emergência.