Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Matlab Maternal and Child Health and Family Planning no Bangladesh
Programa Matlab Maternal and Child Health and Family Planning no Bangladesh
Qual o objetivo?
Expandir o acesso e aprimorar a qualidade de serviços de planejamento familiar e de atenção primária à saúde materno-infantil em áreas rurais.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada entre 1977 e 1988 em Matlab, uma área predominantemente rural do Bangladesh, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 149 vilarejos.
Como é o desenho?
O programa teve três componentes principais, operacionalizados de forma sequencial entre os anos de 1977 e 1988 por agentes comunitários de saúde que trabalhavam nas regiões vizinhas.
O primeiro componente, implementado a partir de 1977, teve por foco as mulheres em idade reprodutiva, e consistiu na distribuição de contraceptivos. O segundo, a partir de 1978, ofereceu serviços de imunização e de suplementação nutricional de grávidas (com ferro e ácido fólico), além de aconselhamento sobre saúde reprodutiva, nutrição, higiene e amamentação, por meio de visitas domiciliares mensais dos agente comunitários. O terceiro componente, implementado a partir de 1982, teve por objetivo a instauração de serviços diretamente relacionados à saúde infantil. Nesse período, foram implementados esforços de imunização das crianças, com foco em sarampo e, a partir de 1986, DPT, poliomielite e tuberculose.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal do programa:
- durante os anos de operação, a taxa de mulheres em idade reprodutiva que tomavam contraceptivos nas regiões do programa alcançou mais de 50%, a partir de uma taxa muito próxima de zero em 1975 e 1976 [1];
- para crianças que foram expostas à integralidade dos componentes do programa, houve aumento de 36% a 44% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de desenvolvimento cognitivo, construído a partir de informação coletada quando tinham de 8 a 14 anos [1];
- os resultados descritos acima foram impulsionados por melhorias em todos os componentes do indicador: orientação (28% de um desvio-padrão), atenção e concentração (29%), registro de informação (44%), memória de curto prazo (15%), e linguagem (21%), embora as últimas duas estimativas não sejam estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. [1];
- redução de aproximadamente 17% na taxa de fecundidade completa de mães expostas aos serviços quando passaram pelo início de sua vida reprodutiva [2].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Barham, T. (2012). Enhancing Cognitive Functioning: Medium-term Effects of a Health and Family Planning Program in Matlab. American Economic Journal: Applied Economics, 4(1), 245-273.
- Joshi, S., & Schultz, T. P. (2013). Family Planning and Women’s and Children’s Health: Long-term Consequences of an Outreach Program in Matlab, Bangladesh. Demography, 50(1), 149-180.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Acesso a Serviços de Planejamento Familiar pela Ley de la Política Nacional de Población no Peru
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Programa Bidan Di Desa de Planejamento Familiar e Atenção Primária à Saúde na Indonésia
Reduzir a morbidade e mortalidade materna em regiões com baixa cobertura de serviços de saúde.
Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.