← voltar para plataforma impacto

Programa Matlab Maternal and Child Health and Family Planning no Bangladesh

Publicado em 31/03/2024 Atualizado em 12/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Expandir o acesso e aprimorar a qualidade de serviços de planejamento familiar e de atenção primária à saúde materno-infantil em áreas rurais.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada entre 1977 e 1988 em Matlab, uma área predominantemente rural do Bangladesh, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 149 vilarejos.

Como é o desenho?

O programa teve três componentes principais, operacionalizados de forma sequencial entre os anos de 1977 e 1988 por agentes comunitários de saúde que trabalhavam nas regiões vizinhas.

O primeiro componente, implementado a partir de 1977, teve por foco as mulheres em idade reprodutiva, e consistiu na distribuição de contraceptivos. O segundo, a partir de 1978, ofereceu serviços de imunização e de suplementação nutricional de grávidas (com ferro e ácido fólico), além de aconselhamento sobre saúde reprodutiva, nutrição, higiene e amamentação, por meio de visitas domiciliares mensais dos agente comunitários. O terceiro componente, implementado a partir de 1982, teve por objetivo a instauração de serviços diretamente relacionados à saúde infantil. Nesse período, foram implementados esforços de imunização das crianças, com foco em sarampo e, a partir de 1986, DPT, poliomielite e tuberculose.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal do programa:

  • durante os anos de operação, a taxa de mulheres em idade reprodutiva que tomavam contraceptivos nas regiões do programa alcançou mais de 50%, a partir de uma taxa muito próxima de zero em 1975 e 1976 [1];
  • para crianças que foram expostas à integralidade dos componentes do programa, houve aumento de 36% a 44% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de desenvolvimento cognitivo, construído a partir de informação coletada quando tinham de 8 a 14 anos [1];
  • os resultados descritos acima foram impulsionados por melhorias em todos os componentes do indicador: orientação (28% de um desvio-padrão), atenção e concentração (29%), registro de informação (44%), memória de curto prazo (15%), e linguagem (21%), embora as últimas duas estimativas não sejam estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. [1];
  • redução de aproximadamente 17% na taxa de fecundidade completa de mães expostas aos serviços quando passaram pelo início de sua vida reprodutiva [2].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Barham, T. (2012). Enhancing Cognitive Functioning: Medium-term Effects of a Health and Family Planning Program in Matlab. American Economic Journal: Applied Economics, 4(1), 245-273.
  2. Joshi, S., & Schultz, T. P. (2013). Family Planning and Women’s and Children’s Health: Long-term Consequences of an Outreach Program in Matlab, Bangladesh. Demography, 50(1), 149-180.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.