Programa Rock Your Life! de Mentorias para Adolescente na Alemanha
Programa Rock Your Life! de Mentorias para Adolescente na Alemanha
Qual era o objetivo?
Apoiar adolescentes na transição da escola para o mundo do trabalho.
Onde e quando?
O Rock Your Life! foi criado por estudantes universitários, na Alemanha, em 2008.¹ Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 308 alunos em 10 cidades do país.
Como era o desenho?
O programa teve como focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. alunos do 8° e 9° ano de escolas de baixo desempenho, duração de 1 a 2 anos, sendo operacionalizado por grupos autônomos de universitários. O principal componente foi a conexão dos alunos com um mentor voluntário. Embora os pares tivessem total liberdade para escolher a melhor forma de se relacionar, as metas de encontros eram, de pelo, menos 1 a cada 15 dias.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal da iniciativa:
- 9 a cada 10 alunos que receberam o convite para participarem das mentorias de fato o fizeram e as atividades mais frequentes com mentores incluíam lazer, aconselhamento sobre como lidar com situações estressantes na escola ou em casa, orientação profissional, e ajuda na busca por um emprego [1];
- o ciclo de mentorias teve efeito positivo de 56% a 64% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador global de engajamento com a escola e com a transição da escola para o mundo do trabalho, para alunos de maior vulnerabilidade social quando do início da implementação (conforme um índice agregado que continha informação sobre o pertencimento a família monoparental, anos de educação dos pais, presença de livros em casa e status de imigrante) [1];²
- para o mesmo grupo de alunos descrito acima, houve aumento de 44% de um desvio-padrão em um indicador de habilidades emocionais (autocontrole e paciência) e aumento de 28% de um desvio-padrão em um indicador de habilidades sociais (prossocialidade, confiança e autoeficácia), construídos com informação autorreportada ao fim do ciclo de mentorias, embora o último efeito seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- aumento de 25% de um desvio-padrão em um indicador de satisfação com a vida, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1];
- aumento de 44% (ou 22 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de alunos do grupo que revelaram querer ingressar no mercado de trabalho por meio de um contrato de aprendizagem, aproximadamente 3 anos após as mentorias [1,2];
- o ciclo de mentorias não teve efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis de 0, após incorporadas à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos e estudos. em nenhuma das dimensões apontadas acima em adolescentes de menor vulnerabilidade, conforme o índice descrito acima [1].
- Em 2020, mais de 7 mil jovens haviam participado das atividades ligadas ao programa.
- Em particular, houve aumento de 31% a 46% de um desvio-padrão nas notas em provas de Matemática, durante o período em que as mentorias ocorreram.
Quais as fontes da informação?
- Resnjanskij, S., Ruhose, J., Wiederhold, S., Woessmann, L., & Wedel, K. (2024). Can Mentoring Alleviate Family Disadvantage in Adolescence? A Field Experiment to Improve Labor Market Prospects. Journal of Political Economy, 132(3).
- Resnjanskij, S., Ruhose, J., Wiederhold, S., Woessmann, L., & Wedel, K. (2024). Can Mentoring Alleviate Family Disadvantage in Adolescence? A Field Experiment to Improve Labor Market Prospects. IZA Working Paper.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Escolar de Mindset de Crescimento no Ensino Médio da Noruega
Construir uma visão mais apurada e otimista sobre o papel do esforço no desenvolvimento de novas habilidades.
Programa Escolar Taaron ki Toli de Valorização da Igualdade de Gênero na Índia
Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de garotas.
Programa Pathways to Education de Apoio Amplo ao Aluno no Ensino Médio em Toronto (Regent Park)
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.