← voltar para plataforma impacto

Mentoria entre Diretores no Prêmio Escola Nota 10 no Ceará

Publicado em 01/03/2024 Atualizado em 04/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Celebrar as forças de escolas de alto desempenho e diminuir as disparidades nos níveis de aprendizado.

Onde e quando?

O Prêmio Escola Nota 10 e as atividades de mentoria foram adotadas em 2009 pelo governo estadual do Ceará. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacional que utiliza dados de 2008 a 2017.

Como é o desenho?

O prêmio é entregue anualmente pelo governo estadual do Ceará para as 150 melhores escolas do estado na classificação do Índice de Desempenho Escolar (IDE). O IDE varia de 0 a 10 e consolida informação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) sobre aprovação escolar e notas médias da escola em um exame padronizado de Língua Portuguesa. Embora os valores tenham variado ao longo do tempo, o prêmio monetário nos anos iniciais era R$2.500 por aluno do 2º ano do Ensino Fundamental.

As 150 escolas de melhor e pior desempenho são pareadas de acordo com a sua classificação – ou seja, combinando a melhor escola com a pior escola, a segunda melhor escola com a segunda pior, e assim por diante, atendendo sempre que possível ao critério da proximidade geográfica. A elegibilidade para essa etapa de pareamento é condicional à matrícula de pelo menos 20 alunos no 2º, 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Após o pareamento, os diretores das escolas participantes são convidados para um encontro de orientação, onde ocorre a cerimônia de premiação, na qual assinam uma carta de intenções. As mentorias são realizadas em pelo menos 6 encontros.

O programa também integra contribuições financeiras. A primeira delas, incondicional, ocorre logo após a entrega do prêmio e realização do pareamento. A segunda, condicional e após um ano, ocorre se ambas as escolas puderem comprovar a realização das 6 sessões de mentoria, e, adicionalmente, se a escola de baixo desempenho demonstrar melhorias, atingindo um valor maior do que 5 no IDE.

O Prêmio Escola Nota 10 foi um aprimoramento de programas de incentivo a resultados nas escolas no início dos anos 200. Os predecessores Escola do Novo Milênio (ativo de 2001 a 2004) e Prêmio Escola Destaque (ativo de 2004 a 2009) também concederam prêmios monetários às escolas de melhor desempenho. No entanto, nenhum deles oferecia as contribuições monetárias nem apoio ou mentoria a escolas com baixo desempenho.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:

  • entre 2009 e 2015, 44% das escolas públicas de Ensino Fundamental do Ceará respeitavam os critérios de elegibilidade (número mínimo de alunos por escola) e as 7 edições do programa estabeleceram 1.048 parcerias entre diretores [1];
  • aumento de 9,8% a 22% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. no IDE das escolas de baixo desempenho no 2º ano do Ensino Fundamental [1,2];
  • não foram encontrados efeitos estatisticamente significantes nas notas em exames padronizados dos alunos das escolas de alto desempenho, no mesmo horizonte temporal [1,2].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Goldemberg, D. (2019). Essays on the Economics of Education, Doctoral Dissertation.
  2. Goldemberg, D., Bacalhau, P., & Junior, I. J. L. Parcerias com incentivos podem melhorar escolas de baixo desempenho? Evidências do estado do CearáWorld Bank.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.