Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Modelos de Capacitação de Diretores Escolares no Programa Escuela al Centro no México
Modelos de Capacitação de Diretores Escolares no Programa Escuela al Centro no México
Qual era o objetivo?
Fortalecer a autonomia das escolas pelo aprimoramento das habilidades de gestão de seus diretores.
Onde e quando?
O Escuela al Centro foi implementado entre os anos de 2015 e 2018 pelo governo do México. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de diferentes modelos de de programas de capacitação de diretores (direta ou indireta) envolvendo 1.198 escolas e aproximadamente 40.000 alunos nos estados de Durango, Morelos, Tlaxcala, Guanajuato, Tabasco, Puebla e estado do México.
Como era o desenho?
O programa teve como foco escolas públicas com turmas de 1° a 6° ano e seus diretores. A ideia central foi a de capacitar os diretores para a coleta e utilização de dados de monitoramento da formação de habilidades de alfabetização, letramento e numeracia em suas escolas. Além disso, as oficinas objetivaram preparar os diretores para darem feedback para os professores sobre suas práticas didático-pedagócias e estilos de ensino. Foram testados dois modelos, um que se baseou no treinamento direto dos professores, e um que se baseou no treinamento de supervisores pedagógicos, que foram designados como responsáveis por transmitir a informação aos diretores em suas jurisdições.
Para apoiar o processo de implementação, foram utilizadas duas ferramentas:
- uma avaliação para monitorar habilidades fundamentais dos alunos, chamada Sistema de Alerta Temprana en Escuelas de Educación Básica (SisAT), acoplada a um software que gerava um relatório detalhado e sinalizava alunos com defasagens significativas de aprendizado;
- uma ferramenta de observação de sala de aula para coleta de informações sobre o uso do tempo do professor, incluindo as atividades realizadas, práticas pedagógicas, uso de materiais educacionais e nível de engajamento dos alunos;
Os professores administram o SisAT e inserem as notas em um programa de software simples que gera um relatório detalhado e sinaliza alunos com lacunas significativas de aprendizado. O SisAT também identifica as áreas mais desafiadoras do currículo nacional para os alunos e salas de aula.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do modelo de treinamento direto, quando comparado ao modelo que treinou supervisores para treinarem os professores das suas escolas:
- há evidências de que o treinamento direto gerou mais engajamento por parte dos diretores e de que isso influenciou o uso das ferramentas propostas [1];
- aumento relativo de 13% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em um indicador de habilidades de gestão dos diretores contemplados pelo treinamento direto, que continha informação sobre gestão operacional, gestão de recursos humanos, estabelecimento de metas, e atividades de monitoramento dos professores, aproximadamente 2 anos após a implementação[1];
- no entanto não foram encontradas evidências de efeitos relativos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas em exames padronizados de Matemática e Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
- Romero, M., Bedoya, J., Yanez-Pagans, M., Silveyra, M., & De Hoyos, R. (2022). Direct vs indirect management training: Experimental evidence from schools in Mexico. Journal of Development Economics, 154, 102779.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Avaliação Diagnóstica da Azim Premji Foundation em Andhra Pradesh
Fornecer aos professores informações sobre o desempenho de seus alunos para promover melhorias na pedagogia e aprendizagem.
Programa de Avaliação Diagnóstica no Ensino Fundamental em La Rioja
Fornecer informações aos professores sobre o desempenho de seus alunos para promover melhorias na pedagogia e na aprendizagem.
Projeto de Inovação Pedagógica (PIP) no Rio Grande do Norte
Aumentar a autonomia e a motivação dos professores no exercício de suas funções, com o objetivo de melhorar a progressão dos alunos e os resultados de aprendizagem nas escolas estaduais dos ensinos fundamental e médio.