← voltar para plataforma impacto

Modelos de Capacitação de Diretores Escolares no Programa Escuela al Centro no México

Publicado em 28/03/2024 Atualizado em 29/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Fortalecer a autonomia das escolas pelo aprimoramento das habilidades de gestão de seus diretores.

Onde e quando?

O Escuela al Centro foi implementado entre os anos de 2015 e 2018 pelo governo do México. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de diferentes modelos de de programas de capacitação de diretores (direta ou indireta) envolvendo 1.198 escolas e aproximadamente 40.000 alunos nos estados de Durango, Morelos, Tlaxcala, Guanajuato, Tabasco, Puebla e estado do México.

Como é o desenho?

O programa teve como foco escolas públicas com turmas de 1° a 6° ano e seus diretores. A ideia central foi a de capacitar os diretores para a coleta e utilização de dados de monitoramento da formação de habilidades de alfabetização, letramento e numeracia em suas escolas. Além disso, as oficinas objetivaram preparar os diretores para darem feedback para os professores sobre suas práticas didático-pedagócias e estilos de ensino. Foram testados dois modelos, um que se baseou no treinamento direto dos professores, e um que se baseou no treinamento de supervisores pedagógicos, que foram designados como responsáveis por transmitir a informação aos diretores em suas jurisdições.

Para apoiar o processo de implementação, foram utilizadas duas ferramentas:

  1. uma avaliação para monitorar habilidades fundamentais dos alunos, chamada Sistema de Alerta Temprana en Escuelas de Educación Básica (SisAT), acoplada a um software que gerava um relatório detalhado e sinalizava alunos com defasagens significativas de aprendizado;
  2. uma ferramenta de observação de sala de aula para coleta de informações sobre o uso do tempo do professor, incluindo as atividades realizadas, práticas pedagógicas, uso de materiais educacionais e nível de engajamento dos alunos;

Os professores administram o SisAT e inserem as notas em um programa de software simples que gera um relatório detalhado e sinaliza alunos com lacunas significativas de aprendizado. O SisAT também identifica as áreas mais desafiadoras do currículo nacional para os alunos e salas de aula.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do modelo de treinamento direto, quando comparado ao modelo que treinou supervisores para treinarem os professores das suas escolas:

  • há evidências de que o treinamento direto gerou mais engajamento por parte dos diretores e de que isso influenciou o uso das ferramentas propostas [1];
  • aumento relativo de 13% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de habilidades de gestão dos diretores contemplados pelo treinamento direto, que continha informação sobre gestão operacional, gestão de recursos humanos, estabelecimento de metas, e atividades de monitoramento dos professores, aproximadamente 2 anos após a implementação[1];
  • no entanto não foram encontradas evidências de efeitos relativos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas em exames padronizados de Matemática e Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Romero, M., Bedoya, J., Yanez-Pagans, M., Silveyra, M., & De Hoyos, R. (2022). Direct vs indirect management training: Experimental evidence from schools in MexicoJournal of Development Economics, 154, 102779.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.