Iniciativa Rosenwald Rural Schools de Construção e Aprimoramento de Escolas nos Estados Unidos
Iniciativa Rosenwald Rural Schools de Construção e Aprimoramento de Escolas nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Diminuir diferenças de escolarização entre grupos raciais.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada a partir de 1913 por uma parceria entre o filantropo Julius Rosenwald e Booker Washington, que ocupava o cargo de diretor do Tuskegee Institute, no Alabama, Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados. que utiliza dados dos censos demográficos de 1900 a 1930.
Como era o desenho?
A iniciativa teve por foco regiões rurais do sul do país e consistiu no cofinanciamento pelo filantropo e pelos governos locais da construção sistemática de escolas para crianças negras da região. Os prédios foram construídos com base em designs modernos, com iluminação e ventilação adequadas, e boas condições de saneamento. Além disso, iniciativas adicionais incluíram a estipulação de salários mínimos, e provisão de alojamento e treinamento para que professores ocupassem vagas nas novas escolas.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da iniciativa:
- entre 1914 e 1931, foram construídas aproximadamente 5.000 escolas [1];
- aumento de 6,8% a 12% (ou de 4,1 a 7,2 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de crianças e adolescentes negros (de 7 a 17 anos) em áreas predominantemente rurais que estavam matriculadas na escola, e de 7,4% a 13% (ou de 5,3 a 9,3 pontos percentuais) na taxa de adolescentes e jovens adultos negros de 15 a 22 anos que sabiam ler e escrever [1];
- aumento de 14% a 20% (ou de 1 a 1,4 anoO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em anos! Por exemplo, um impacto de 1 ano para crianças que teriam 10 anos de escolaridade na ausência da iniciativa representa um aumento de 10% (=1/10).) no número total de anos de estudo alcançados e de 69% a 75% (ou de 8,3 a 9 pontos percentuais) na taxa de crianças negras em áreas predominantemente rurais que tinham completado o Ensino Médio, quando observadas dos 18 aos 30 anos [1];
- os efeitos descritos acima foram particularmente pronunciados para crianças que viviam em unidades administrativas (condados) com uma parcela alta de ex-escravos em sua população [1].
Quais as fontes da informação?
- Aaronson, D., & Mazumder, B. (2011). The Impact of Rosenwald Schools on Black Achievement. Journal of Political Economy, 119(5), 821-888.
Vídeos
Acesse aqui bases utilizadas na elaboração desse artigo.
Políticas e Programas Relacionados
Plan Huascarán e Expansão do Acesso à Internet em Escolas Públicas do Peru
Incorporar as tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para o aumento da qualidade, a descentralização e a equidade do sistema educacional.
Pesquisa sobre Calor e Instalação de Ar-Condicionado em Escolas Públicas dos Estados Unidos
Estudar os efeitos adversos de variações de temperatura sobre o aprendizado e o potencial impacto de aprimoramentos na infraestrutura escolar de ventilação em mitigar esses efeitos.
Instalação de Purificadores de Ar em Escolas do Los Angeles Unified School District
Diminuir os níveis de poluição do ar no ambiente escolar.
