← voltar para plataforma impacto

Incentivos Monetários para Professores no Estudo Experimental Alineando Incentivos para el Aprendizaje no México

Publicado em 31/03/2024 Atualizado em 16/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Promover melhorias no desempenho em Matemática dos alunos do Ensino Médio.

Onde e quando?

O programa foi implementado em escolas públicas de Ensino Médio do México no começo do ano letivo de 2008, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 40.000 alunos em 88 escolas, chamado Alineando Incentivos para el Aprendizaje.

Como é o desenho?

O esquema de incentivos esteve em vigor por 3 anos e deu recompensas monetárias a professores do Ensino Médio com base na evolução positiva dos seus alunos em exames padronizados de Matemática. O valor das recompensas baseou-se em uma tabela que foi utilizada em um braço paralelo do estudo experimental. Para um professor que ensinava 200 alunos em um ano que tinham obtido resultados positivos nos exames padronizados, por exemplo, o valor da recompensa representava de 10% a 15% do seu salário anual médio.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal:

  • não foram encontradas evidências de que o programa tenha tido efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. nas notas em exames de Matemática e Língua Espanhola aplicados ao fim do 1°, do 2° ou do 3° ano do Ensino Médio, no horizonte de 1 a 3 anos após o início da implementação [1];
  • outros sistemas de incentivos implementados pelo estudo Alineando Incentivos para el Aprendizaje, baseados em incentivos individuais para alunos e, em particular, em incentivos coletivos para alunos e professores apresentaram evidências consistentes de melhorias em notas [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Behrman, J. R., Parker, S. W., Todd, P. E., & Wolpin, K. I. (2015). Aligning Learning Incentives of Students and Teachers: Results from a Social Experiment in Mexican High Schools. Journal of Political Economy, 123(2), 325-364.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.