Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza na Nicarágua
Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza na Nicarágua
Qual o objetivo?
Aumentar o acesso e a qualidade dos centros de educação infantil com foco em famílias das camadas mais vulneráveis à pobreza da população urbana.
Onde e quando?
O Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza foi uma iniciativa do governo da Nicarágua implementada em 2014. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". da expansão do programa envolvendo 39 comunidades e aproximadamente 1.700 crianças.
Como é o desenho?
O programa teve como foco famílias em situação de pobreza que moravam 14 municípios com maiores taxas de pobreza urbana do país e financiou a construção de centros infantis comunitários (centros infantiles comunitarios, ou CICOs), frequentados por crianças de 0 a 4 anos.
Os CICOs abriam por meio período, 5 dias por semana, e adotavam diretrizes para a taxa de educadores por criança — um para cada 8 crianças de 0 a 2 anos ou para cada 18 crianças de 3 a 4 anos. Estes educadores eram professores pré-escolares ou assistentes de ensino, recrutados nas comunidades participantes. O currículo aplicado foi desenvolvido por especialistas em desenvolvimento infantil e pedagogia e tinha uma estrutura escalonada, com atividades diárias e objetivos claros em termos de desenvolvimento socioemocional, cognitivo e de linguagem, com ênfase no primeiro. Além disso, os centros ofereciam uma refeição por dia, a todas as crianças de 0 a 4 anos, e operacionalizavam a suplementação por micronutrientes para crianças de 6 a 24 meses.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da expansão dos CICOs pelo Programa Urbano de Bienestar Para La Niñez en Extrema Pobreza:
- quase 4 a cada 10 crianças foram levadas a frequentar os CICOS em razão da expansão, no horizonte de 2 anos após a sua construção [1];
- aumento de 30% (ou 12 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de mães que tinham um emprego, 2 anos após o início da implementação do programa, e não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em indicadores de investimentos de tempo em atividades com suas filhas e filhos [1];
- de uma forma consistente com a ênfase do currículo adotado nos CICOS, houve aumento de 38% a 50% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicador de desenvolvimento socioemocional das crianças afetadas, e não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes em indicadores de desenvolvimento de linguagem, 2 anos após o início da expansão [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Hojman, A., & Boo, F. L. (2022). Public Childcare Benefits Children and Mothers: Evidence from a Nationwide Experiment in a Developing Country. Journal of Public Economics, 212, 104686.
Eixos de busca
Indicador afetado
Atividades domésticas de estimulação cognitiva na primeira infânciaDesenvolvimento da linguagem na primeira infânciaDesenvolvimento socioemocional na primeira infânciaTipo de programa
Acesso a creches e pré-escolas para famílias de baixa rendaElementos
Construção de escolasContratação de novos professoresCurrículo escolarCurrículo socioemocionalPreparo e oferta de refeiçãoVagas em creches e na pré-escolaRegião
América LatinaPaís
NicaráguaEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Expansão dos Centros Públicos Head Start de Educação Infantil Durante os Anos 1960 e 1970 nos Estados Unidos
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em contextos de vulnerabilidade social.
Centros Comunitários Anganwadi de Saúde e Educação Infantil na Índia
Prover apoio integral ao desenvolvimento e saúde infantis.
Acesso a Pré-Escolas Públicas para Crianças de 4 anos em Boston
Prover acesso a serviços de educação infantil.