← voltar para plataforma impacto

Centros Comunitários Anganwadi de Saúde e Educação Infantil na Índia

Publicado em 04/03/2024 Atualizado em 04/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Prover apoio ao desenvolvimento e saúde infantis em áreas rurais e combater a desnutrição.

Onde e quando?

A expansão dos centros foi induzida por um programa criado pelo governo da Índia em 1975, o Integrated Child Development Services, e implementado nos anos subsequentes.

Como é o desenho?

À época, os centros comunitários Anganwadi tiveram por foco áreas predominantemente rurais e ofereciam um conjunto amplo de serviços a mulheres grávidas ou lactantes e famílias com integrantes de 0 a 6 anos, incluindo nutrição suplementar, educação infantil, imunização, educação nutricional, triagens em saúde e encaminhamentos para outros braços do sistema de saúde. Um dos componentes centrais é o fornecimento de refeições, uma vez por dia, por 25 dias por mês (até 300 dias por ano) para cada pessoa elegível. As regras do programa também estipularam diretrizes de 500 quilocalorias e 12 a 15 gramas de proteína por criança de 3 a 6 anos, e 600 quilocalorias e de 18 a 20 gramas de proteína por mulher grávida.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal dos centros:

  • aumento de 1,9% a 3,8% (ou de 0,14 a 0,28 ano) no número total de anos de estudo alcançados na vida adulta, para crianças que tiveram disponibilidade de um centro em suas comunidades, parcial ou totalmente, durante a primeira infância [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Nandi, A., Behrman, J. R., & Laxminarayan, R. (2020). The Impact of a National Early Childhood Development Program on Future Schooling Attainment: Evidence from Integrated Child Development Services in India. Economic Development and Cultural Change69(1), 291-316.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.