← voltar para plataforma impacto

Oferta de Bolsas para Centros Hippocampus de Educação Infantil em Carnataca

Publicado em 24/02/2024 Atualizado em 16/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Aumentar o acesso de famílias de baixa renda à educação infantil.

Onde e quando?

A oferta de bolsas para os centros da rede Hippocampus ocorreu no ano de 2016, no estado de Carnataca, Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 800 crianças.

Como é o desenho?

A escola ofereceu bolsas de 80% a 87% dos custos totais de matrícula e mensalidade para famílias pobres da região, por dois anos de pré-escola. Os centros Hippocampus funcionam das 10 da manhã às 4 da tarde e tem um currículo estruturado com planos de aula desenvolvidos por especialistas da rede, que é transmitido a todos os professores contratados pela rede por oficinas de treinamento de 20 dias.

Além disso, os centros estabelecem metas de aprendizado, que são monitorados por um sistema de avaliações formativas de aprendizagem, de frequência mensal. Estas características dos centros tendem a diferenciar os centros dos centros públicos (anganwadis), a opção que é mais utilizada por famílias da região.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da oferta das bolsas:

  • aproximadamente 1 a cada 2 crianças que receberam a oferta para se matricularem nos centros o fizeram, e os motivos mais frequentes para não aceite da oferta incluíram preferência pelos anganwadis e o fato de que, mesmo com a bolsa, o valor seria impeditivo [1];
  • aumento de 39% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador global de desenvolvimento infantil, contendo informação sobre cognição, linguagem, memória, conhecimentos de matemática, criatividade e motricidade, coletada ao fim da educação infantil [1];
  • aumento de 20% de um desvio-padrão no mesmo indicador, 1 ano depois do fim do período de vigência das bolsas, isto é, quando as crianças contempladas se encontravam no fim do primeiro ano de escolarização formal [1];
  • no entanto, não foram encontrados efeitos em indicadores de desenvolvimento socioemocional na primeira infância, em nenhum dos horizontes temporais discutidos acima [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.