Capacitação de Microempreendedores para Clientes da Partner Microcredit Foundation na Bósnia e Herzegóvina
Capacitação de Microempreendedores para Clientes da Partner Microcredit Foundation na Bósnia e Herzegóvina
Qual era o objetivo?
Formar habilidades de gestão e apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios.
Onde e quando?
A Partner Microcredit Foundation é uma ONG fundada em 2001 que atua na área de microfinanças e que tinha, em 2008, uma base ativa de mais de 60 mil clientes. Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". conduzido em 2009, em Tuzla, na Bósnia e Herzegovina, envolvendo 446 clientes da instituição que manifestaram interesse em participar de oficinas de capacitação para microempreendedores.
Como era o desenho?
A iniciativa teve como foco pessoas de 18 a 35 anos. O principal componente foi a oferta de 3 oficinas, de 3 horas cada, estruturadas em torno dos seguintes tópicos:
- vantagens e desvantagens de ser um empreendedor;
- reconhecimento de oportunidades;
- formatos legais, meios de registro e regimes fiscais;
- importância e método para elaboração de um plano de negócios;
- estratégias de marketing e vendas;
- gestão financeira, incluindo contabilidade, planejamento e a separação das finanças ligadas ao empreendimento e finanças pessoais;
- estratégias de crescimento e vantagens de investimentos antecipados de capital;
- literacia financeira, com revisão da ideia central sobre as vantagens da obtenção de financiamento externo e discussão sobre responsabilidade financeira.
As oficinas foram conduzidas por profissionais ligados a uma ONG local chamada Entrepreneurship Development Center, que adaptou o curso regular oferecido pela Partner Microcredit Foundation após a realização de entrevistas com membros do público-alvo e pilotagem do novo material.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- 4 a cada 10 pessoas convidadas participaram das oficinas de capacitação [1];
- no horizonte de 6 meses após a participação, houve aumento de 27% em um indicador de conhecimentos de finanças e gestão de negócios para o grupo de convidados que tinham baixos conhecimentos ao início da implementação do estudo, embora não tenham sido encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. para aqueles que já tinham conhecimento mais avançado [1];
- no mesmo horizonte temporal dos resultados acima, as oficinas também tiveram efeitos positivos sobre as práticas de gestão recomendadas: houve, por exemplo, aumento de 16 a 19 pontos percentuais na taxa de pessoas convidadas para as oficinas que tinham implementado novos processos de produção em seus negócios, aumento de 10 a 11 pontos percentuais na taxa de pessoas que tinham investido nos negócios usando recursos de suas poupanças, e, por fim, reduções de 33% (ou de 22 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de pessoas que usavam uma conta separada para o empreendimento [1];
- aumento de 82% nos lucros dos negócios de mulheres convidadas a participarem das oficinas, embora não tenham sido encontradas evidências de efeitos estatisticamente no grupo dos homens [1];¹
- não foram, no entanto, encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantes sobre o número de funcionários, sobre a taxa de sobrevivência dos negócios existentes, ou sobre a taxa de indivíduos que tinham aberto novos negócios [1].
- Talvez curiosamente, o grupo de mulheres foi justamente aquele em que não houve mudanças na tomada de novos empréstimos.
Quais as fontes da informação?
- Bruhn, M., & Zia, B. (2013). Stimulating Managerial Capital in Emerging Markets: The Impact of Business Training for Young Entrepreneurs. Journal of Development Effectiveness, 5(2), 232-266.
Políticas e Programas Relacionados
Programa de Capacitação de Microempreendedoras em Lima
Formar habilidades de gestão e condições melhores para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Programa de Capacitação de Microempreendedoras e Assistência Técnica em Lima
Formar habilidades de gestão e condições melhores para o desenvolvimento de pequenos negócios.
Curso de Regras Básicas para Microempreendedoras Clientes do Banco ADOPEM na República Dominicana
Reduzir a complexidade de conteúdos típicos apresentados em programas de capacitação de microempreendedores, formando habilidades básicas em contabilidade, gestão de negócios e investimentos.