Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Campanha para Estímulo ao Uso de Recomendações e Bônus para Contratações em Empresa do Leste Europeu
Campanha para Estímulo ao Uso de Recomendações e Bônus para Contratações em Empresa do Leste Europeu
Qual era o objetivo?
Aumentar a retenção dos trabalhadores contratados em processos seletivos.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada durante os anos de 2015 e 2016 em uma rede de lojas de conveniência em operação em um país do Leste Europeu (não revelado), no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 238 estabelecimentos.
Como era o desenho?
A ideia central da iniciativa foi a de encorajar recomendações de funcionários para que contratações futuras fossem realizadas a partir da sua rede de contatos pessoais, delimitando passos claros e incentivos para que o processo ocorresse da forma mais simples e célere possível. Nesse sentido, foi criado um processo interno formal em que funcionários poderiam ligar para o RH e responder a algumas perguntas sobre a pessoa indicada — nome, relação com o funcionário, há quanto tempo se conheciam e com que frequência se encontravam. O número de telefone e os detalhes do processo de indicação foram apresentados em cartazes colocados na sala comum dos funcionários. Por fim, foi implementado um sistema de bônus, no valor de até 40% do salário mensal dos funcionários, nos casos em que as recomendações funcionaram e deram origem a novos vínculos de trabalho de, pelo menos, 5 meses.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito de impacto causal:
Quais as fontes da informação?
- Friebel, G., Heinz, M., Hoffman, M., & Zubanov, N. (2023). What do Employee Referral Programs Do? Measuring the Direct and Overall Effects of a Management Practice. Journal of Political Economy, 131(3), 633-686.
Eixos de busca
Indicador afetado
Qualidade do match entre empregado e empresaQualidade dos candidatos a vagas de empregoRotatividade da força de trabalhoFaixa Etária
Adultos e famíliasElementos
Bônus por desempenhoIniciativas de estímulo ao uso de recomendações internas em contratações de funcionáriosPúblico-alvo
EmpresasRegião
EuropaPaís
IncertoEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Subsídios para Contratação de Funcionário de Marketing ou Finanças pelo Projeto Growth and Emloyment na Nigéria
Estimular o crescimento de empresas e a geração de novos empregos.
Consultoria Empresarial Estratégica Subsidiada pelo Projeto Growth and Emloyment na Nigéria
Estimular o crescimento de empresas e a geração de novos empregos.
Auxílio Financeiro no Processo de Busca por Emprego em Addis Abeba
Atrair candidatos mais preparados para vagas de emprego em processos seletivos.