Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Aumento da Renda Domiliciar no Primeiro Ano de Vida pelo Earned Income Tax Credit na Carolina do Norte
Aumento da Renda Domiliciar no Primeiro Ano de Vida pelo Earned Income Tax Credit na Carolina do Norte
Qual era o objetivo?
Reduzir a pobreza e, em particular, a pobreza infantil.
Onde e quando?
O Earned Income Tax Credit (EITC) é um programa federal implementado nos Estados Unidos em 1975. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags *Metodologia* da página listam algumas das formas escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de domicílios elegíveis nos anos de 1981, 1982, 1986, 1987, 1991 e 1992.
Como era o desenho?
O EITC consiste em um crédito fiscal reembolsável que tem como foco famílias de renda baixa ou moderada que tenham renda positiva oriunda do trabalho. O valor do crédito muda conforme a quantidade de filhos, dependentes e/ou pessoas com deficiência.
O que as evidências sugerem?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento de aproximadamente 10% na renda domiciliar [1];
- aumento de 1,6 a 1,7% na renda auferida no mercado de trabalho entre os 23 e 28 anos, pelas crianças desses domicílios que eram recém-nascidas quando da elegibilidade para recebimento do benefício [1];
- na Carolina do Norte, onde os autores puderam observar variáveis relacionadas à escolarização futura das crianças que eram recém-nascidas quando da elegibilidade para recebimento do benefício em 1991 e 1992, há também evidência de aumento de 3,6 a 4,6% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável — valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições com um grau alto de simetria em torno da média, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50: caso interpretemos o conjunto de pessoas na amostra como uma fila de 100 pessoas, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 54. Um aumento maior, de 30% de um desvio padrão equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62. em notas em exames padronizados de Matemática e Língua Inglesa do 3º ao 8º ano do ensino fundamental [1];
- ainda na Carolina do Norte, e considerando a mesma amostra descrita acima, há evidência de aumento de 2,9% (ou 2,2 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa das crianças que vieram a completar o Ensino Médio [1].
Quais as fontes da informação?
- Barr, A., Eggleston, J., & Smith, A. A. (2022). Investing in Infants: The Lasting Effects of Cash Transfers to New Families. Quarterly Journal of Economics.
Políticas e Programas Relacionados
Transferências Condicionais de Renda pelo Bono 10,000 em Honduras
Prover alívio da situação de pobreza para as famílias e estimular, ao mesmo tempo, a escolarização e o uso de serviços de saúde entre seus integrantes.
Programa Poupança Jovem Piauí de Transferências de Renda para Conclusão do Ensino Médio no Brasil
Incentivar a permanência na escola, reduzir as taxas de abandono e evasão, estimular a melhoria do desempenho escolar e oferecer mais oportunidades de desenvolvimento social aos jovens, diminuindo seus índices de vulnerabilidade econômica e social.
Transferências Condicionais e Focalização Regional no Programa de Asignación Familiar (PRAF-II) em Honduras
Prover alívio da situação de pobreza para as famílias e estimular a escolarização e o uso de serviços de saúde entre seus integrantes.