O Instituto

Imds

Quem Somos

O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds) é uma plataforma para delinear, testar, propor, divulgar e acompanhar a execução de políticas públicas de impacto em mobilidade social. Seus parceiros são gestores públicos e representantes do terceiro setor, interessados em soluções fundamentadas no método científico para problemas sociais nas suas respectivas comunidades. Sem filiação político-partidária, o Imds se propõe a unir academia e administradores em torno de projetos de impacto duradouro no bem-estar dos cidadãos atendidos.

As possibilidades são muitas, mas o objetivo é um só: desatar, através dos incentivos corretos à mobilidade social dos estratos mais baixos da sociedade, as amarras que mantêm gerações na pobreza. O caminho desimpedido da mobilidade social intergeracional leva a uma sociedade mais democrática e justa, impulsionada por regras de capitalismo dinâmico, livre de cartas marcadas que produzem desigualdade. O Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social é uma associação privada sem fins lucrativos, mantida por patrocinadores privados, com governança aos cuidados de um conselho de administração formado por nomes de excelência ou de gabarito reconhecido.

Um comitê técnico dá aval às proposições. As intervenções dividem-se em várias etapas: identificação temática, seleção do modelo de atuação, identificação de parcerias, elaboração do piloto, gestão de conhecimento e, sempre que for o caso, aprimoramento institucional. O legado, em cada projeto, deve ser duplo: no aprendizado sobre programas sociais com impacto potencial sobre a mobilidade social e no aperfeiçoamento de processos e rotinas de planejamento baseado em evidências dentro do setor público brasileiro.




Topo