Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Publicações
RecentesO Mercado de Trabalho no Pós-Pandemia: Reflexões sobre as Dinâmicas Ocupacionais a partir de análise longitudinal de indivíduos
Autoria: Leandro Rocha e Diogo Almeida
Edição: 1ª edição
Publicado em: dezembro 2024
A Nota Técnica “O Mercado de Trabalho no Pós-Pandemia: Reflexões sobre as Dinâmicas Ocupacionais a partir de análise longitudinal de indivíduos” examina as mudanças no mercado de trabalho brasileiro antes, durante e após a pandemia de COVID-19. Utilizando dados longitudinais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), o estudo investiga padrões de perda de ocupação e resiliência entre diferentes grupos populacionais.
Os resultados mostram que a pandemia intensificou vulnerabilidades preexistentes, afetando mais severamente mulheres, jovens e pessoas com menor escolaridade. Apesar do choque inicial severo, o período pós-pandêmico registrou uma recuperação gradual, com taxas de ocupação se aproximando dos níveis pré-crise.
A análise destaca a escolaridade e a formalização como fatores essenciais para a resiliência ocupacional, com trabalhadores formalizados e mais qualificados enfrentando menores riscos de desligamento.