← voltar para Publicações
Apresentação

Crianças e adolescentes: magnitude da pobreza e extrema pobreza no Brasil

Compartilhe:

Autoria: Imds e Oppen Social

Edição:

Publicado em: julho 2021

A partir dos dados da PNAD Contínua de 2012 a 2019, apresentamos a evolução das situações de pobreza e extrema pobreza monetária entre crianças e adolescentes de 0 a 17 anos no Brasil. A faixa etária abrange o jovem até a idade máxima considerada por lei como obrigatória para a educação básica no país. São analisadas a magnitude da pobreza, a partir dos indicadores percentual e número de pobres, assim como é feito um exercício conceitual sobre os recursos necessários para erradicá-la por meio de transferências diretas para as famílias, com base no hiato total e médio da renda domiciliar per capita.

As análises são apresentadas para duas propostas de linhas de pobreza: uma, linha única nacional, com base na definição do Banco Mundial de linha de pobreza para países de renda média-alta e extrema pobreza global, que permite comparabilidade internacional; e outra, linha regionalizada, com valores diferentes para diferentes partes do país, levando em conta as cestas de consumo e custos de vida regionais, com a linha de extrema pobreza sendo metade da linha de pobreza.

A apresentação é a primeira de uma série que busca fornecer informações que auxiliem na identificação da pobreza infanto-juvenil e de possíveis barreiras à mobilidade. Visamos estimular uma reflexão sobre o tema e os caminhos para reduzir essas barreiras e aumentar a igualdade de oportunidades. O objetivo, no fim, é que aprendamos como criar um ambiente institucional no país em que crianças e adolescentes, independentemente do contexto socioeconômico em que estejam, tenham as possibilidades necessárias de tração para a mobilidade social.

Acompanhe nosso site para as próximas divulgações e boa leitura.