Programas de Transferência de Renda e Impactos Socioeconômicos de Desastres Naturais
Em situações de desastres naturais, como enchentes ou secas severas, muitas vezes a população economicamente mais vulnerável usa a migração como estratégia de enfrentamento aos riscos. Por outro lado, os estudos sobre programas de transferência condicional de renda tendem a olhar seus impactos sob uma ótica de investimento.
Nesse estudo, buscaremos avaliar como um programa de transferência de renda, o Bolsa Família, pode funcionar como um seguro contra o referido tipo de risco. Ou seja, iremos investigar se ser beneficiário do programa altera as decisões de migração frente a um desastre, quando comparado aos que não recebem. Ainda, e na medida do possível, buscaremos entender se isso beneficia ou prejudica esses grupos em termos de resultados socioeconômicos de médio a longo prazo.
A primeira parte do estudo está disponível no artigo “Política Social e Resiliência: Uma análise geoespacial do impacto das mudanças climáticas nas decisões de migração entre produtores agrícolas vulneráveis” – leia aqui.