+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 07/05/2022
Data da última atualização: 14/12/2022
Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de meninas e mulheres.
O programa Taaron ki Toli (ou Legião de Estrelas, em tradução livre para o português) foi desenvolvido e implementado entre 2014 e 2016 pela organização sem fins lucrativos Breakthrough no estado de Haryana, na Índia, no contexto de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 14.000 meninos e meninas, em 314 escolas públicas).
O programa teve por foco alunas e alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II ao 1º ano do Ensino Médio e duração de 2 anos e meio.
O principal componente do programa foram sessões de 45 minutos, realizadas a cada 3 semanas, na sala de aula, durante o turno escolar regular, totalizando 27 sessões conduzidas por um tutor ligado à instituição implementadora. As sessões abordaram tópicos como estereótipos de gênero, papéis de cada um dos gêneros na vida doméstica, a posição da mulher no mercado de trabalho e assédio, e ofereceram oportunidades de:
Um exemplo de atividade do programa foi uma sessão sobre a divisão de tarefas domésticas. Os alunos se dividiram em grupos e tomaram nota sobre quais tarefas meninos e meninas levavam a cabo na sua rotina. Diante do padrão de que as meninas realizavam a maior parte das tarefas domésticas, o tutor do programa provocou os alunos a se questionarem sobre os motivos e a justiça dessa divisão.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Taaron ki Toli:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Aumentar o sucesso dos alunos na transição para o ensino médio, estimulando-os a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.
Aumentar o preparo para início da vida escolar, por meio de uma metodologia integrada entre alunos, pais e professores, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades da c...
Transmitir a alunos a habilidade de imaginar e avaliar cuidadosamente as consequências de suas ações no futuro.
Aprimorar o autocontrole e as habilidades sociais de meninos que moravam em áreas de alta vulnerabilidade social e apresentavam problemas de comportamento na escola.