+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 30/03/2022
Data da última atualização: 15/10/2022
Aumentar o sucesso dos alunos na transição para o ensino médio, estimulando-os a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.
O programa escolar foi implementado nos anos letivos de 2015 e 2016 em uma amostra representativa de escolas públicas dos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental chamado National Study of Learning Mindsets, envolvendo aproximadamente 6.000 alunos.
O programa teve por foco alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II com baixo rendimento escolar (mais especificamente, aqueles que tinham nota média em todas as matérias abaixo da mediana da escola, no período anterior à implementação). Em linhas gerais, o programa abordou as crenças dos alunos sobre a natureza da inteligência, estimulando-os a verem as habilidades intelectuais como capazes de crescer em resposta ao esforço.
Na prática, os alunos participaram de 2 atividades de 25 minutos no computador em sala de aula, com um intervalo médio de 21 a 27 dias entre as duas atividades. As atividades iniciaram com a leitura de um texto sobre o funcionamento do sistema neurológico, que exploravam a metáfora de que o cérebro é como um músculo que fica mais forte quando aprende coisas novas.
As atividades transmitiram, então, aos alunos, a ideia de que as habilidades intelectuais podem ser desenvolvidas, usando metáforas no contexto da neurociência da aprendizagem e ensinando maneiras de fortalecer o cérebro por meio do trabalho escolar. Além disso, como forma de internalizar essa mensagem, os alunos foram estimulados ensinar o que aprenderam a outros alunos mais novos.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Colaborar para a transição bem-sucedida de estudantes em situação de vulnerabilidade social do ensino médio para universidades.
Aumentar a garra e a perseverança entre alunos, estimulando-os a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço e da capacidade de planejamento do futuro para o desenvolvimento de...
Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de meninas e mulheres.
Estimular alunos a terem uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.