+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 28/03/2022
Data da última atualização: 14/12/2022
Transmitir a alunos a habilidade de imaginar e avaliar cuidadosamente as consequências de suas ações no futuro.
O programa foi implementado nos anos de 2013 e 2014 em Istambul, na Turquia, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 37 escolas públicas.
O programa teve por foco professores e alunos de 3º e 4º ano do Ensino Fundamental I e baseou-se em dois componentes principais, ambos desenvolvidos por um time multidisciplinar de pesquisadores, psicólogos da educação, professores e escritores de histórias infantis.
Em primeiro lugar, foram realizados seminários para treinamento dos professores no tema, com foco em sensibilizá-los para a importância das habilidades socioemocionais para o desenvolvimento infantil e em apresentá-los de forma sistemática aos materiais do programa.
Estes materiais, o segundo componente do programa, consistiam em oito estudos de caso a serem abordados em sala de aula por 2 horas, centrados no desenvolvimento de habilidades como a de se imaginar no futuro e contemplar as consequências de suas ações, de ter o autocontrole necessário para poupar uma quantia determinada de dinheiro, e a de comprar de forma consciente.
Um exemplo de estudo de caso foi a apresentação de um vídeo sobre a história de uma personagem chamada Zeynep, que quer comprar uma bicicleta, e precisaria poupar dinheiro para conseguir. Na história, uma máquina do tempo permite, então, que ela viaje para dois futuros alternativos, um em que ela conseguiu poupar o suficiente para comprar sua bicicleta e outro em que ela não conseguiu. A atividade envolveu também um convite à reflexão sobre como Zeynep se sentiu em cada um dos cenários, e sobre situações semelhantes que os alunos enfrentavam em suas vidas. Ao fim, as crianças construíram uma máquina do tempo e foram estimuladas a fazerem, elas próprias, viagens no tempo para períodos futuros alternativos (como, por exemplo, o fim do semestre letivo), e a visualizarem seus objetivos futuros de forma mais vívida.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa nos alunos matriculados nas escolas participantes:
Resenha do J-PAL (em inglês)
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o abandono escolar precoce de alunos do ensino médio nas escolas públicas portuguesas, por meio do fortalecimento de suas habilidades soci...
Aumentar o sucesso dos alunos na transição para o ensino médio, estimulando-os a ter uma visão otimista sobre o papel do esforço para o desenvolvimento de novas habilidades.
Aumentar o preparo para início da vida escolar, por meio de uma metodologia integrada entre alunos, pais e professores, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades da c...
Fornecer recursos e uma rede de apoio para reduzir comportamentos de risco, aumentar a taxa de graduação no ensino médio e a taxa de entrada no ensino superior entre jovens com def...