+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 16/09/2022
Data da última atualização: 20/10/2022
Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a capacidade de compreensão de textos lidos entre alunos de escolas com baixo desempenho.
O programa Servicio País en Educación foi implementado em escolas públicas de Ensino Fundamental I por meio de uma parceria do poder público com a instituição não-governamental Fundación Superación de la Pobreza (FSP), em Santiago, no Chile, no anos de 2010, no contexto de um estudo experimental de impacto sobre as coortes participantes.
O programa teve por foco alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I de escolas com baixo desempenho em exames padronizados.
Os alunos participaram, durante 15 semanas (de setembro a dezembro), de sessões de tutoria acadêmica de 90 minutos, fornecidas 1 vez por semana durante o horário escolar regular. Estas sessões eram oferecidas a todos os alunos da escola, divididos em grupos de 5 ou 6, e eram baseadas, principalmente, em atividades estruturadas de leitura em grupo de histórias tradicionais e textos informativos, adequados à idade e ao interesse dos alunos.
Para operacionalizar o programa, a instituição responsável pela implementação recrutou tutores voluntários, selecionados após avaliação dos currículos e entrevistas com inscritos a partir de uma chamada distribuída nas universidades locais. A maioria dos tutores não tinha experiência docente, e todos recebiam ajuda de custo para cobrir os custos de transporte. No início da implementação, os futuros tutores receberam uma sessão de treinamento de 1 dia. Além disso, a implementação foi gerenciada por um profissional remunerado da FSP que trabalhava de forma permanente dentro das escolas contempladas, verificando a execução programa e auxiliando pedagogicamente os voluntários.
Foram documentadas, nos artigos para discussão listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Servicio País en Educación de tutoria em leitura:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Fornecer recursos e uma rede de apoio para aumentar a taxa de graduação no ensino médio de jovens em comunidades de baixa renda, aumentando seu leque de oportunidades no futuro.
Oferecer apoio individualizado a alunos com atraso em alfabetização e habilidades numéricas.
Fornecer apoio individualizado a alunos com defasagens de aprendizado e aumentar suas chances de admissão no ensino superior.
Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.