Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia

Data de publicação: 31/03/2023

Data da última atualização: 19/04/2023

Qual o objetivo?

Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.

Onde e quando foi implementado?

O programa Profamilia foi criado e implementado pela Asociación Probienestar de la Familia Colombiana em Bogotá em 1965 e expandiu sua atuação nos anos subsequentes para várias regiões da Colômbia.

Como é o desenho?

O Profamilia teve por foco mulheres em situação de pobreza e teve como principal componente a distribuição gratuita de pílulas anti-concepcionais, dispositivos intra-uterinos e procedimentos de esterilização.

Um dos traços distintivos do programa foi sua abordagem comunitária, baseado no recrutamento de mulheres leigas para divulgá-lo.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Profamilia:

  • a taxa de mulheres casadas em idade reprodutiva que faziam uso de algum método contraceptivo cresceu, passando de 19% em 1969, para 34% em 1976 e, em 1986, para 53% [1];
  • não há evidências de efeitos estatisticamente significantes na taxa de mulheres expostas ao programa que vieram a ter algum filho [2];
  • redução de aproximadamente 4% na taxa de fecundidade de mulheres que tiveram algum filho no curso de suas vidas, para mulheres expostas ao programa a partir do início de sua vida reprodutiva, isto é, dos 15 aos 19 anos [2];
  • aumento de 1% (ou 0.05 ano) no número total de anos de estudo alcançados na vida adulta, também para mulheres expostas ao programa a partir dos 15 a 19 anos [2];
  • aumento de 7% (ou 2,1 pontos percentuais) na taxa de mulheres que tinham um emprego no mercado de trabalho formal quando adultas, ainda para mulheres expostas ao programa a partir dos 15 a 19 anos [2];
  • redução de aproximadamente 2% na taxa de fecundidade de mulheres que tiveram algum filho no curso de suas vidas, para mulheres expostas pela primeira vez ao programa dos 30 aos 34 anos, embora não tenham sido encontrados efeitos sobre educação ou mercado de trabalho nesse grupo [2].
De onde vem essa informação?
  1. Seltzer, J., & Gomez, F. (1998). Family Planning and Population Programs in Colombia 1965 to 1997POPTECH Report, (97-114), 062.
  2. Miller, G. (2010). Contraception as Development? New Evidence from Family Planning in Colombia. The Economic Journal, 120(545), 709-736.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa de Educação Nutricional Infantil para Mães no Malawi

Fornecer informação nutricional para puérperas, influenciando positivamente o desenvolvimento de seus filhos.


Programa Mais Médicos no Brasil

Levar médicos para regiões onde havia escassez ou ausência desses profissionais para diminuir as desigualdades regionais de acesso à saúde.


Programa Child Development Grant de Apoio ao Desenvolvimento Infantil na Nigéria

Combater a fome e melhorar a nutrição e o bem-estar na primeira infância, fornecendo informação e recursos financeiros para uma população com altos índices de vulnerabilidade socia...


Programa Federal de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva nos Estados Unidos

Criar as condições para que mulheres tivessem controle sobre o número e o espaçamento dos filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.


Topo