+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 25/10/2022
Dar a famílias em situação de pobreza a oportunidade de mudarem seu local de moradia.
O programa Moving to Opportunity foi implementado pelo poder público entre os anos de 1994 e 1998, em cinco cidades dos Estados Unidos (Baltimore, Boston, Chicago, Los Angeles e Nova York), no contexto de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 4.000 famílias) de programas de realocação residencial.
O programa teve por foco famílias com crianças e adolescentes que residiam em conjuntos habitacionais públicos ou que moravam em regiões censitárias com taxa de pobreza de 40% ou mais. No contexto da implementação, foram oferecidos vouchers habitacionais que subsidiariam aluguéis do mercado privado se essas famílias se mudassem para regiões censitárias com taxas de pobreza de menos de 10%.
Após o recebimento, as famílias contempladas tiveram de 4 a 6 meses para usar os vouchers. Nos casos em que o fizeram, continuaram sendo qualificadas para recebimento do benefício indefinidamente, desde que sua renda não ultrapassasse a faixa de 50% da renda média da sua área metropolitana.
Durante a implementação, também foi dado aconselhamento sobre oportunidades de realocação residencial de uma organização local sem fins lucrativos.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto do programa MTO em crianças que tinham menos de 13 anos quando suas famílias receberam a oferta de voucher habitacional:
Também foi documentado, no mesmo artigo, que não há evidência de efeitos estatisticamente significantes do programa em crianças mais velhas - isto é, que tinham mais de 13 anos quando suas famílias receberam o voucher habitacional.
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Reduzir as barreiras que as famílias podem enfrentar ao se mudarem para áreas com maiores oportunidades.