+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 15/12/2022
Data da última atualização: 04/04/2023
Proporcionar meios para a superação da condição de pobreza pela participação em políticas públicas e programas sociais.
O programa Juntos foi implementado na Colômbia sob a coordenação da Agencia Nacional para la Superación de Pobreza Extrema (ANSPE) a partir de 2009, como um programa-piloto no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo uma amostra representativa de 77 municípios. A partir de 2011, o programa Juntos foi expandido para o território nacional colombiano com o nome de Unidos, que, em 2013, atendia mais de 1,5 milhões de famílias.
O programa teve como foco indivíduos em famílias que viviam em situação de extrema pobreza e duração total planejada de 5 anos. Foram utilizados como critérios o pertencimento ao estrato socioeconômico mais baixo (nível 1, de 6) da população registrada no SISBEN (Sistema de Identificación de Potenciales Beneficiarios de Programas Sociales, ou "Sistema de Identificação de Potenciais Beneficiários de Programas Sociais", sistema de informação que se assemelha ao Cadastro Único brasileiro) ou os domicílios cadastrados no Registro Único de Población Desplazada (ou "Cadastro Único da População Desalojada"). À época, esses eram os mesmos critérios usados para focalização do programa de transferência condicional de renda Familias en Acción.
A principal inspiração para o desenho da política foi o programa Puente-Chile Solidario de atenção integral a famílias em situação de pobreza, e ela teve dois componentes principais.
O primeiro consistiu em visitas domiciliares para identificação de áreas de vulnerabilidade das famílias contempladas por meio de coleta de um questionário, fornecimento de informações e auxílio na inscrição na ampla rede de programas públicos de assistência social existentes no país, com ênfase em:
Cada gestor social ligado ao programa teve por responsabilidade aproximadamente 180 famílias durante o período de implementação. Seu objetivo foi auxiliar as famílias com suporte amplo para planejamento de longo prazo voltado para a saída da situação de pobreza em que se encontravam.
O segundo componente do programa visou aprimorar a oferta de acesso aos programas sociais existentes, por meio da concessão de caráter preferencial de acesso às famílias contempladas, e fornecendo mais apoio às agências que administravam esses programas.
Foram documentadas, no artigo e no relatório técnico listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Conectar famílias em situação de extrema pobreza à rede de serviços socioassistenciais para melhorar permanentemente suas condições de vida.