+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 12/05/2022
Data da última atualização: 19/10/2022
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
O programa Healthy Activity foi desenvolvido pela ONG Sangath implementado entre os anos de 2013 a 2016 em Goa, na Índia, no contexto de um estudo experimental de avaliação de impacto com 495 participantes.
O programa teve por foco pessoas de 18 a 65 anos de idade que revelavam sintomas de depressão (de moderada a severa), recrutados em centros de atenção primária após triagem rápida dos sintomas usando um questionário curto. Esses participantes - na sua maioria, mulheres - geralmente não estavam à procura de tratamento para depressão nas visitas aos centros.
Os indivíduos contemplados pelo programa receberam sessões de 6 a 8 sessões semanais de psicoterapia (30 a 40 minutos) em suas casas ou nos centros de atenção primária em saúde, focadas em ativação comportamental, um dos princípios que norteiam a terapia cognitivo-comportamental. O aspecto central do tratamento foi incentivar os participantes a se envolverem em atividades prazerosas de sua escolha. Além disso, foram abordadas e estimuladas outras formas de quebrar ciclos de inatividade e depressão, como estratégias para evitar a ruminação, para resolução de problemas e ativação de redes sociais de apoio.
Todas as sessões de psicoterapia foram conduzidas por membros da comunidade local, não-especialistas, selecionados e treinados pela ONG Sangath. Eles foram submetidos a um workshop participativo de 3 semanas, seguido por uma fase de estágio de 6 meses, e receberam supervisão frequente por pares ou pela equipe da Sangath.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Healthy Activity:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Servir como porta de entrada do sistema público de saúde brasileiro, diminuindo a pressão nos hospitais públicos em centros urbanos e deixando para eles o tratamento dos casos mais...
Promover práticas de saúde preventiva para mulheres grávidas e recém-nascidos.
Promover práticas de saúde e universalizar o acesso à atenção básica em saúde durante o primeiro ano de vida.
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.