Programa Empresários pela Inclusão Social de Desenvolvimento Socioemocional em Escolares em Portugal

Data de publicação: 12/05/2022

Data da última atualização: 25/10/2022

Qual o objetivo?

Melhorar o desempenho acadêmico e reduzir o abandono escolar precoce de alunos do ensino médio nas escolas públicas portuguesas, por meio do fortalecimento de suas habilidades socioemocionais - como motivação, disciplina, tenacidade, autoestima, autocontrole, confiança e paciência.

Onde e quando foi implementado?

O programa Empresários pela Inclusão Social (EPIS) foi implementado a partir do ano letivo de 2007-2008 em todas as escolas de dez distritos escolares distintos em Portugal, quando foi avaliado. Posteriormente, o programa se expandiu e está presente em diversas localidades do país.

Como é o desenho?

O primeiro componente do programa EPIS foi um esforço amplo de triagem e identificação de alunos em risco de baixo aproveitamento e abandono escolar. Um questionário detalhado foi conduzido para cada aluno do 8º e 9º ano, o que levou à atribuição a um entre três níveis diferentes de preocupação com relação ao desempenho acadêmico. Os alunos que atingiram o nível de preocupação mais alto foram selecionados para o programa (em média, cerca de um terço de todos os alunos em cada escola). Os alunos que atingiram níveis intermediários de preocupação foram encaminhados a seus professores para acompanhamento posterior, e os demais alunos foram desconsiderados do programa, mas suas notas continuaram sendo monitoradas até a formatura do 9º ano ou até a saída da escola.

Um conjunto específico de intervenções foi então projetado para cada aluno, integrando o segundo componente do programa. Durante as primeiras reuniões, funcionários e alunos entraram em acordo sobre as metas com relação ao desempenho futuro de cada aluno. A intervenção implementou uma ou mais abordagens diferentes: técnicas individuais - por exemplo, discussões motivacionais, estímulo ao autocontrole e técnicas de resolução de problemas - e técnicas em grupo - por exemplo, por meio de métodos colaborativos de estudo, treinamento de competências sociais, e exercícios de gestão de críticas e de controle da ansiedade. Ambos os grupos de técnicas foram implementadas por funcionários do EPIS, a maioria dos quais recém-formados em psicologia ou ciências da educação, que trabalharam em tempo integral dentro das escolas.

O programa também manteve contato frequente com familiares e professores dos alunos participantes para acompanhar mais de perto a evolução de cada aluno contemplado pelo programa EPIS. Além disso, também foi mantido contato frequente com os alunos, ou de modo individual, ou em pequenos grupos, a cada duas semanas. Todos os funcionários participaram de diversos treinamentos antes de serem alocados nas escolas e durante o programa.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa EPIS em alunos matriculos em escolas participantes:

  • redução de 47% (ou 9,1 pontos percentuais) na taxa de alunos que reprovaram 25% ou mais cursos [1].
De onde vem essa informação?


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Escolar OneGoal de Desenvolvimento Socioemocional e Preparo para o Ensino Superior em Chicago

Colaborar para a transição bem-sucedida de estudantes em situação de vulnerabilidade social do ensino médio para universidades.


Programa Cog-X de Educação Infantil e Desenvolvimento de Competências Parentais em Chicago (Versão Abreviada)

Aumentar o preparo para início da vida escolar, por meio de uma metodologia integrada entre alunos, pais e professores, estimulando o desenvolvimento de diferentes habilidades da c...


Estudo Experimental dos Centros Públicos Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos

Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...


Programa Escolar de Estímulo à Coesão Social Understanding Each Other em Istambul

Estimular a formação de habilidades sociais voltadas para a coesão e assegurar um ambiente saudável para o aprendizado de todos os alunos.


Topo