← voltar para plataforma impacto

Programa Escolar Taaron ki Toli de Valorização da Igualdade de Gênero na Índia

Publicado em 14/12/2022 Atualizado em 07/05/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Conscientizar os alunos sobre desigualdades de gênero para afetar normas e comportamentos sociais que limitam as oportunidades de garotas.

Onde e quando?

O programa Taaron ki Toli foi desenvolvido e implementado entre 2014 e 2016 pela organização sem fins lucrativos Breakthrough no estado de Haryana, na Índia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo aproximadamente 15.000 garotas e garotos, em 314 escolas públicas.

Como é o desenho?

O programa teve como focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. alunas e alunos do 7° ano ao 1° ano do Ensino Médio e duração de 2 anos e meio.

O principal componente do programa foram 27 sessões de 45 minutos, realizadas a cada 3 semanas durante o turno escolar regular em sala de aula, conduzidas por um tutor ligado à instituição implementadora. As sessões abordaram temas como estereótipos de gênero, papéis de cada um dos gêneros na vida doméstica, a posição da mulher no mercado de trabalho e assédio, e ofereceram oportunidades de:

  1. reflexão e revisão de suas visões morais sobre a desigualdade de gênero;
  2. reflexão sobre razões pragmáticas para estimular a valorização das mulheres, como sua contribuição para a economia;
  3. aprimoramento de habilidades de comunicação, por exemplo, no caso das garotas, sobre como negociar sua independência com relação ao casamento ou convencer seus pais a deixá-las irem para a faculdade.

Um exemploVocê pode encontrar documentos com mais informações sobre o programa no material complementar! de atividade do programa foi uma sessão sobre como ocorre, tipicamente, a divisão de tarefas domésticas. Os alunos se dividiram em grupos e tomaram nota sobre quais tarefas garotos e garotas levavam a cabo na sua rotina. Diante do padrão de que as meninas realizavam a maior parte das tarefas domésticas, o tutor do programa provocou os alunos a se questionarem sobre os motivos e a justiça dessa divisão.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa Taaron ki Toli:

  • aumento de 18% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar. de posicionamentos favoráveis à igualdade de gênero, construído com informação autorreportada pelos alunos e alunas 3 meses após o fim da implementação [1];
  • o efeito descrito acima equivale a uma redução de 16% (ou 5,5 pontos percentuais) na taxaVocê pode encontrar o questionário utilizados para calcular essa taxa em anexo, no material complementar. de posicionamentos considerados regressivos com relação à temática de gênero, e foi particularmente pronunciado nos itens do indicador que dizem respeito a emprego e igualdade de direitos entre homens e mulheres [1];
  • além disso, o efeito foi persistente: há evidência de aumento de 16% de um desvio-padrão no mesmo indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar. de posicionamentos favoráveis à igualdade de gênero, mais de 2 anos após o fim da implementação do programa, e esse aumento é maior (de 22%) para os garotos quando comparados às garotas (11%) [1];
  • aumento de 20% de um desvio-padrão em um indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar. de comportamentos mais igualitários com relação à temática de gênero, construído com informação autorreportada pelos alunos e alunas 3 meses após o fim da implementação [1];
  • o efeito descrito acima foi particularmente pronunciado para meninos, no que diz respeito a comportamentos de participação em tarefas tipicamente levadas a cabo por mulheres no ambiente doméstico e em comportamentos de suporte às ambições de mulheres próximas [1];
  • nesse caso, o efeito também foi persistente: há evidência de aumento de 23% de um desvio-padrão no mesmo indicadorVocê pode encontrar o questionário utilizado para calcular esse indicador em anexo, no material complementar. de comportamentos mais igualitários com relação à temática de gênero, mais de 2 anos após o fim da implementação do programa, e, novamente, esse aumento é maior (31%) para os meninos quando comparados às meninas (16%) [1];
  • aumento de 8% (ou 3,1 pontos percentuais) na taxa de meninas que se inscreveram para uma bolsa de estudos no ensino superior – sugerindo que o programa aumenta as aspirações educacionais ou dá instrumentos para que a decisão de seguir os estudos seja melhor negociada com os pais, em casa – embora este resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores muito próximos ou muito distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em aspirações com relação a trajetórias no mercado de trabalho [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Dhar, D., Jain, T., & Jayachandran, S. (2022). Reshaping Adolescents’ Gender Attitudes: Evidence from a School-Based Experiment in India. American Economic Review, 112(3), 899-927.
  2. Dhar, D., Jain, T., & Jayachandran, S. (2022). Online Appendix: Reshaping Adolescents’ Gender Attitudes: Evidence from a School-Based Experiment in India.

Vídeos

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.