+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 22/03/2022
Data da última atualização: 25/02/2023
Promover práticas de saúde e universalizar o acesso à atenção básica em saúde durante o primeiro ano de vida.
O programa foi desenvolvido e implementado de forma universal a partir de 1937 na Dinamarca, como resposta às altas taxas de mortalidade infantil que, na época, eram de aproximadamente 65 a cada mil crianças.
O programa tinha focalização universal e atribuía a cada mãe de recém-nascido uma enfermeira que, durante o primeiro ano de vida, realizava aproximadamente 10 visitas ao domicílio. Durante essas visitas, esta enfermeira encorajava as mães a aleitarem suas crianças e a manterem o ambiente limpo, dando instruções a respeito dos cuidados higiênicos com o bebê, além de servirem como ponto de contato para tratamento médico mais especializado nos casos de doenças. Por fim, estas enfermeiras também forneciam informações relativas à saúde que poderiam ser utilizadas pela mãe na próxima gestação.
O programa foi implementado a nível local e a implementação seguiu diretrizes para que ocorresse de forma uniforme nas diferentes localidades. Além disso, estas diretrizes pautaram o monitoramento das enfermeiras que realizavam relatórios sobre seu trabalho junto às famílias contempladas.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa nos anos subsequentes à adesão dos municípios dinamarqueses:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Desenvolver competências parentais e auxiliar no planejamento em termos sociais e econômicos da vida materna, de modo a melhorar a qualidade da gravidez, a saúde pré-natal, e influ...
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...
Estimular o engajamento de pais ou cuidadores de alunos na pré-escola com atividades voltadas à alfabetização e ao letramento das crianças no ambiente doméstico.