+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 22/12/2022
Data da última atualização: 29/03/2023
Mitigar os efeitos da insegurança alimentar.
O programa foi implementado em 2 vilarejos na Guatemala, entre os anos de 1969 e 1977, no contexto de um estudo experimental dos impactos de maior nível proteico da alimentação conduzido pelo Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá (INCAP), contando com aproximadamente 2.500 crianças.
Foram implementadas em regiões centrais dos vilarejos contemplados centros de distribuição de atole, uma bebida quente à base de milho e leite que tem alto valor calórico e contentração proteica. Os centros poderiam ser visitados por qualquer habitante dos vilarejos até 2 vezes ao dia, que ficavam abertos por 3 horas de manhã e por 3 horas à tarde.
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa, quando comparado a vilarejos em que os habitantes foram contemplados com fresco, uma bebida de alto valor calórico mas que não contém proteínas:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância, estimular a formação de capital humano e, em última análise, mitigar os efeitos da pobreza.
Combater a anemia por deficiência de ferro em crianças.
Combater as altas taxas de distúrbio por deficiência de iodo na população.