Programa de Suplementação Proteica em Áreas Rurais na Guatemala

Data de publicação: 22/12/2022

Data da última atualização: 29/03/2023

Qual o objetivo?

Mitigar os efeitos da insegurança alimentar.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado em 2 vilarejos na Guatemala, entre os anos de 1969 e 1977, no contexto de um estudo experimental dos impactos de maior nível proteico da alimentação conduzido pelo Instituto de Nutrición de Centro América y Panamá (INCAP), contando com aproximadamente 2.500 crianças.

Como é o desenho?

Foram implementadas em regiões centrais dos vilarejos contemplados centros de distribuição de atole, uma bebida quente à base de milho e leite que tem alto valor calórico e contentração proteica. Os centros poderiam ser visitados por qualquer habitante dos vilarejos até 2 vezes ao dia, que ficavam abertos por 3 horas de manhã e por 3 horas à tarde.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa, quando comparado a vilarejos em que os habitantes foram contemplados com fresco, uma bebida de alto valor calórico mas que não contém proteínas:

  • cobertura total de 65 a 85% em crianças de 0 a 7 anos que moravam nos vilarejos contemplados, resultando em um aumento de 10% na quantidade de calorias e de 40% na quantidade de proteínas consumidas diariamente por essas crianças [1,2];
  • aumento, entre as meninas que moravam nos vilarejos contemplados do nascimento até os 3 anos de idade, de 27% (ou 1,2 anos) no número total de anos de estudo alcançados na vida adulta, embora não tenham sido encontrados efeitos positivos ou estatisticamente significantes no grupo dos meninos [3];
  • aumento, entre as crianças que moravam nos vilarejos contemplados do nascimento até os 3 anos de idade, de 28% de um desvio padrão em um indicador de compreensão de leitura, também coletado quando estas crianças eram adultas [3];
  • aumento, entre as crianças que moravam nos vilarejos contemplados do nascimento até os 3 anos de idade, de 43% na renda auferida por hora no mercado de trabalho entre os anos de 2002 e 2004 [1];
  • não foram encontradas evidências de efeitos positivos similares aos reportados acima para crianças que tiveram acesso à suplementação proteica dos 3 aos 7 anos de idade [1].
De onde vem essa informação?
  1. Hoddinott, J., Maluccio, J. A., Behrman, J. R., Flores, R., & Martorell, R. (2008). Effect of a Nutrition Intervention during Early Childhood on Economic Productivity in Guatemalan Adults. The Lancet, 371(9610), 411-416.
  2. Islam, M., & Hoddinott, J. (2009). Evidence of Intrahousehold Flypaper Effects from a Nutrition Intervention in Rural Guatemala. Economic Development and Cultural Change, 57(2), 215-238.
  3. Maluccio, J. A., Hoddinott, J., Behrman, J. R., Martorell, R., Quisumbing, A. R., & Stein, A. D. (2009). The Impact of Improving Nutrition during Early Childhood on Education among Guatemalan Adults. The Economic Journal, 119(537), 734-763.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Reestruturação Operacional para Aprimoramento do Programa Familia, Mujer e Infancia na Colômbia

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância, estimular a formação de capital humano e, em última análise, mitigar os efeitos da pobreza.


Programa Nacional de Suplementação de Iodo na Tanzânia

Combater as altas taxas de distúrbio por deficiência de iodo na população.


Topo