← voltar para plataforma impacto

Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Frequência Escolar em Moçambique

Publicado em 03/10/2022
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado pela organização não governamental Magariro no ano letivo de 2016 em 41 escolas na província de Manica, em Moçambique, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto com aproximadamente 3.000 alunas.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, um grupo que, nesse contexto, tinha um grau maior à época ao risco de abandono e evasão escolar. Os implementadores introduziram nas escolas relatórios de frequência escolar, entregues no fim da semana, para que fossem mostrados aos pais e trazidos de volta no início da semana seguinte. O relatório continha, além do nome do aluno, uma tabela em que os dias de presença e ausência na escola eram marcados pelos professores.

O sistema de boletim foi explicado por integrantes da organização implementadora durante uma visita às escolas no início da implementação do programa. Dado o trabalho extra exigido por parte dos professores para funcionamento do sistema, foi introduzido um esquema de compensação monetária. Mais especificamente, os professores que, em todas as visitas da organização, preencheram minuciosamente todos os relatórios das suas alunas no trimestre, receberam 250 meticais em crédito para celular (valores de 2016).

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa de provisão de informação:

  • aumento de 6,9 a 7,5% (ou de 4,5 a 4,9 pontos percentuais) em um indicador de frequência escolar, construído a partir da taxa de alunas que estavam na sala de aula quando realizadas visitas para coleta de dados [1];
  • aumento de 18 a 20% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. nas notas em um exame padronizado de Matemática aplicado durante o período de implementação do programa [1].

De onde vem essa informação?

  1. Valente, C. M., & de Walque, D. (2022). Incentivizing School Attendance in the Presence of Parent-Child Information Frictions. American Economic Journal: Economic Policy.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.