Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Frequência Escolar em Moçambique

Data de publicação: 03/10/2022

Data da última atualização: 03/10/2022

Qual o objetivo?

Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado pela organização não governamental Magariro no ano letivo de 2016 em 41 escolas na província de Manica, em Moçambique, no contexto de um estudo experimental de impacto com aproximadamente 3.000 alunas.

Como é o desenho?

O programa teve por foco alunas do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental II, um grupo que, nesse contexto, tinha um grau maior à época ao risco de abandono e evasão escolar. Os implementadores introduziram nas escolas relatórios de frequência escolar, entregues no fim da semana, para que fossem mostrados aos pais e trazidos de volta no início da semana seguinte. O relatório continha, além do nome do aluno, uma tabela em que os dias de presença e ausência na escola eram marcados pelos professores.

O sistema de boletim foi explicado por integrantes da organização implementadora durante uma visita às escolas no início da implementação do programa. Dado o trabalho extra exigido por parte dos professores para funcionamento do sistema, foi introduzido um esquema de compensação monetária. Mais especificamente, os professores que, em todas as visitas da organização, preencheram minuciosamente todos os relatórios das suas alunas no trimestre, receberam 250 meticais em crédito para celular (valores de 2016).

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa de provisão de informação:

  • aumento de 6,9 a 7,5% (ou de 4,5 a 4,9 pontos percentuais) em um indicador de frequência escolar, construído a partir da taxa de alunas que estavam na sala de aula quando realizadas visitas para coleta de dados [1];
  • aumento de 18 a 20% de um desvio padrão nas notas em um exame padronizado de Matemática aplicado durante o período de implementação do programa [1].
De onde vem essa informação?
  1. Valente, C. M., & de Walque, D. (2022). Incentivizing School Attendance in the Presence of Parent-Child Information Frictions. American Economic Journal: Economic Policy.


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Programa Reach Up and Learn de Visitas Domiciliares para Estimulação e Desenvolvimento na Primeira Infância na Jamaica

Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.


Programa Eduq+ de Mensagens de Alta Frequência para Pais em São Paulo

Tornar mais salientes para os pais a importância do envolvimento com a vida escolar para o sucesso de seus filhos no futuro.


Programa de Provisão de Informação às Famílias sobre Desempenho Escolar Individual no Malawi

Aumentar o grau de informação das famílias a respeito do nível de aprendizado das crianças em idade escolar.


Programa de Apoio à Gestação e ao Desenvolvimento Infantil Nurse-Family Partnership em Memphis

Desenvolver competências parentais e auxiliar no planejamento em termos sociais e econômicos da vida materna, de modo a melhorar a qualidade da gravidez, a saúde pré-natal, e influ...


Topo