+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 11/06/2022
Data da última atualização: 11/06/2022
Informar pais sobre a vida escolar de seus filhos.
O programa foi implementado no ano de 2016 em São Paulo, no Brasil, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 19.300 alunos em 287 escolas públicas.
O programa teve como foco alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e duração de 4 meses e meio, no segundo semestre escolar. Para fins da implementação, foi criada uma plataforma online para registro de informações variadas sobre os alunos pelos professores de Matemática. Semanalmente, foram enviadas mensagens de texto SMS aos pais ou cuidadores dos alunos, transmitindo informação sobre uma das dimensões abaixo, de forma rotativa, com uma dimensão contemplada por semana:
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo aproveitamento escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar em contextos...
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em idade pré-escolar...
Oferecer apoio ao desenvolvimento de crianças que nasceram com baixo peso ou prematuras, em razão do elevado risco de desenvolvimento de defasafens de aprendizado e de problemas de...
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.