+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 10/05/2022
Data da última atualização: 25/10/2022
Auxiliar pais e cuidadores a mitigar as perdas de aprendizado em leitura que ocorrem comumente durante o período de férias de crianças no início do processo de escolarização.
O programa foi pilotado durante as férias de 2015 em 2 escolas em Rhode Island, nos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de avaliação de impacto de pequena escala (232 alunos).
O programa teve por foco alunos do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental I e duração de 2 meses. Durante férias de verão, foram enviadas aos pais ou cuidadores dos alunos 18 mensagens de texto pelo celular (SMS). O conteúdo das mensagens foi desenvolvido por profissionais ligados à escola e por profissionais ligados à pesquisa de avaliação do programa. As mensagens foram de 3 tipos:
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa-piloto sobre as crianças participantes:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Diminuir a ocorrência de aprovações automáticas de alunos, introduzindo um sistema que pudesse nivelar seu aprendizado antes da progressão para o próximo ano.
Influenciar positivamente o interesse pela leitura e a capacidade de compreensão de textos lidos entre alunos de escolas com baixo desempenho.
Estimular a leitura durante as férias e melhorar a capacidade de compreensão de textos em crianças no início do processo de escolarização.
Aprimorar a qualidade da alfabetização e do letramento de crianças que apresentavam defasagens de aprendizagem.