+55 21 2222 2222
contato@imdsbrasil.org
0,759 IDH
Data de publicação: 22/03/2022
Data da última atualização: 25/05/2022
Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre crianças no primeiro ano de vida.
A intervenção foi implementada pela organização não governamental Seva Mandir em 134 vilarejos rurais em Udaipur, no estado do Rajastão, na Índia, entre os anos de 2004 a 2007.
A intervenção estabeleceu equipes móveis de imunização e, em cada vilarejo participante, um assistente social teve por responsabilidade identificar as crianças da faixa etária apropriada. Realizada a identificação, as mães foram informadas sobre os centros de imunização e sobre os benefícios da imunização completa.
Nas equipes móveis, que eram formadas por uma enfermeira e um assistente, as crianças contempladas receberam um pacote estendido de imunização da OMS/Unicef, fornecido pelo governo indiano. O pacote incluiu 1 dose da vacina BCG (Bacilo de Calmette e Guérin), três doses da vacina DPT (difteria-coqueluche, tétano), 3 doses da vacina oral da poliomielite e 1 dose da vacina contra o sarampo. O objetivo central era de que a criança estivesse totalmente imunizada por volta de 1 ano de idade, depois de visitar o centro de imunização por 5 vezes.
A equipe realizava o acampamento em datas fixas todos os meses, em horário determinado, entre 11h e 14h. Na primeira imunização, todas as crianças também receberam um cartão oficial de imunização indicando seu nome, o nome do(s) pai(s) e a data e tipo de cada imunização realizada.
Adicionalmente, como forma de incentivar as práticas de imunização, a intervenção também ofereceu aos pais 1 quilograma de lentilhas por visita à equipe móvel e um conjunto de thalis (placas de metal usadas para as refeições) após a conclusão da imunização completa da criança.
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Promover práticas de saúde e universalizar o acesso à atenção básica em saúde durante o primeiro ano de vida, com foco em famílias em situação de vulnerabilidade social.
Levar médicos para regiões onde havia escassez ou ausência desses profissionais para diminuir as desigualdades regionais de acesso à saúde.
Melhorar a qualidade da estimulação e nutrição na primeira infância e mitigar os efeitos da pobreza sobre o desenvolvimento infantil.
Servir como porta de entrada do sistema público de saúde brasileiro, diminuindo a pressão nos hospitais públicos em centros urbanos e deixando para eles o tratamento dos casos mais...