Adoção de Medidas de Escolas Charter em Escolas Públicas de Ensino Fundamental I de Houston

Data de publicação: 12/05/2022

Data da última atualização: 05/04/2023

Qual o objetivo?

Aumentar a capacidade de escolas de baixa performance em estimular o aprendizado dos alunos.

Onde e quando foi implementado?

As medidas foram adotadas, a partir do ano letivo americano de 2010-2011, por escolas públicas de baixa performance na região metropolitana de Houston, Texas, nos Estados Unidos, no contexto era de um estudo experimental de impacto de larga escala (aproximadamente 6.500 alunos em 16 escolas) sobre as coortes participantes.

Como é o desenho?

No período, foram adotadas práticas típicas de escolas charter de alta performance nos Estados Unidos nas escolas públicas participantes, de forma centralizada:

  1. O tempo diário dedicado à instrução aumentou em mais de 20%, em média, ou em 1 hora de segunda-feira a sexta-feira, e os alunos foram encorajados a participar de aulas adicionais aos fins de semana, mais direcionadas às suas necessidades individuais.
  2. Substituição e recrutamento de diretores e professores, baseado no histórico de medidas de valor adicionado em exames padronizados, observações em sala de aula e, no caso de diretores, entrevistas, além da implementação de devolutivas frequentes para professores empregados na escola e programas de treinamento em práticas pedagógicas efetivas.
  3. Tutoria em Matemática para alunos do 4º ano durante o período escolar regular, em grupos de 3 alunos, identificados pelo corpo escolar como aqueles que se beneficiariam da diferenciação da instrução para corrigir defasagens de aprendizado.
  4. Implementação de análises diagnósticas frequentes (uma a cada 3 ou 4 semanas) e formação de redes de apoio no uso de dados para acompanhar o desempenho dos alunos e diferenciar instrução pelo nível de aprendizado.
  5. Estímulo à cultura de expectativas altas de desempenho escolar, por meio da: (i) formação de objetivos específicos para o corpo discente, administrativo e para cada cada aluno e de instrumentos de prestação de contas e incentivos financeiros aos diretores; (ii) campanha difusa em prol de uma mentalidade centrada na ideia de que o sucesso (da e na escola) exige trabalho árduo, resumida pelo mote "No Excuses".
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal da adoção das práticas de escolas charter nas escolas públicas contempladas pela reforma nos anos seguintes:

  • aumento de 18% de um desvio padrão em notas em exames padronizados de Matemática para cada ano em que os alunos frequentaram as escolas contempladas [1];
  • os efeitos positivos descritos acima ocorreram tanto no grupo de alunos com menores níveis de aprendizado, quanto no de alunos com maiores níveis de aprendizado ao início da implementação do programa, e não há evidência de que algum grupo de alunos tenha sido mais beneficiado do que outro [1];
  • não há evidência de impacto estatisticamente significante, ou de mesma magnitude, sobre as notas em exames padronizados de Língua Inglesa (leitura) [1];
  • também não há evidência de efeitos estatisticamente significantes sobre a frequência escolar [2].


Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.

Políticas e Programas Relacionados

Escola Charter Promise Academy em Nova Iorque

Criar um conjunto de insumos escolares que favoreça a aprendizagem efetiva de crianças em situação de pobreza e pertencentes a minorias sociais.


Escola Charter KIPP Academy Lynn em Boston

Criar um conjunto de insumos escolares que favoreça a aprendizagem efetiva de crianças em situação de pobreza e pertencentes a minorias sociais.


Escolas Charter no Estado Norte-Americano de Massachusetts

Criar um conjunto de insumos escolares que favoreça a aprendizagem efetiva de crianças em situação de pobreza e pertencentes a minorias sociais.


Adoção de Medidas de Escolas Charter em Escolas Públicas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio de Houston

Aumentar a capacidade de escolas de baixa performance em estimular o aprendizado dos alunos.


Topo