Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Abandono e Evasão
Evolução e intensidade do abandono e da evasão escolar: Uma análise a partir dos dados do Censo Escolar
Quarto da série Abandono e Evasão, esse painel apresenta a evolução das taxas de evasão e abandono escolar entre 2008 e 2020, com abertura para todos os anos e etapas de ensino, a partir dos dados do Censo Escolar, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.
O objetivo é identificar o quadro do problema sob uma perspectiva histórica recente, bem como compreender em quais etapas da vida escolar ele se manifesta de maneira mais aguda. É possível comparar os indicadores entre regiões, Unidades Federativas, municípios, área de localização da escola e sua dependência administrativa, além de analisar os indicadores de abandono com recortes de sexo, cor ou raça e anos de defasagem dos alunos ou de nível socioeconômico da escola.
Painel atualizado! Evasão escolar: cenário recente no Brasil
Com base nos dados mais recentes da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), desenvolvemos indicadores educacionais que analisam a situação escolar de jovens de 15 a 21 anos, verificando se estão matriculados ou fora da escola e se concluíram a educação básica. Esses indicadores permitem comparações entre diferentes grupos a partir de recortes socioeconômicos, demográficos e áreas de residência.
A atualização dos dados de 2023 revelou novos detalhes sobre a evasão escolar no Brasil. Os dados trazem informações importantes sobre os principais motivos que levam jovens a abandonar a escola antes de concluírem a Educação Básica, além de identificar o maior nível de escolaridade alcançado e a situação ocupacional desses jovens. Essas informações fornecem uma visão mais abrangente dos desafios educacionais enfrentados por essa população, ajudando a entender melhor as barreiras que ainda existem no acesso e permanência na escola.
Território e intensidade do abandono e da evasão escolar
Esse painel compõem a série de indicadores do eixo temático da evasão e do abandono escolar, que busca compreender a formação de capital humano das crianças, adolescentes e jovens do país.
Com base em dados do Censo Escolar, disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep –, o painel apresenta indicadores de evasão e abandono por ano e etapa/série de ensino, de maneira territorializada, explicitando a intensidade do problema por Unidade Federativa e município. É possível visualizar os resultados ao longo dos anos, de 2008 a 2020, e fazer comparação por área rural ou urbana, sexo e cor ou raça dos alunos, assim como a partir da divisão entre aqueles com ou sem distorção idade-série.
Explore!
Território e desigualdade do abandono entre escolas
Mais um painel da série de indicadores do eixo temático da evasão e do abandono escolar, “Território e desigualdade do abandono entre escolas” busca analisar o problema do abandono a partir da desigualdade entre escolas públicas de cada território – seja a Unidade Federativa, mesorregião ou microrregião.
Construído a partir da informação de Situação Final do Aluno, base de dados do Inep, o painel apresenta a dispersão das taxas de abandono por etapa/série de ensino a cada ano, entre 2008 e 2020, para os recortes territoriais em análise. Mais uma vez, é possível comparar os resultados por área rural ou urbana, sexo e cor ou raça dos alunos, assim como a partir da divisão entre aqueles com ou sem distorção idade-série.
Explore!