Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Treino no Uso do LinkedIn em Programa da Harambee Youth Employment Acccelerator na África do Sul
Treino no Uso do LinkedIn em Programa da Harambee Youth Employment Acccelerator na África do Sul
Qual o objetivo?
Permitir que jovens e empresas se conectassem com mais facilidade, aumentando as suas chances de inserção profissional.
Onde e quando?
Os resultados abaixo se referem a um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". implementado por meio uma parceria entre pesquisadores e a ONG Harambee Youth Employment Accelerator, envolvendo 1.638 jovens em situação de desemprego, que participaram de cursos da ONG na Cidade do Cabo, Durban, Joanesburgo e Pretoria, na África do Sul, entre 2016 e 2018.
Como é o desenho?
A iniciativaVocê pode encontrar documentos com mais informações sobre o programa no material complementar! foi implementada em programas da ONG voltados à formação de habilidades de prontidão ao trabalho, com foco em indivíduos jovens, de baixa renda e pouca experiência profissional. Com duração de 6 a 8 semanas, esses programas enfatizavam habilidades não cognitivas, de trabalho em equipe, que eram exercitadas em simulações de situações em ambientes típicos de trabalho. Além disso, a Harambee ajudava candidatos a enviarem candidaturas de emprego, e na organização de entrevistas em empresas com quem mantinha um relacionamento de longo prazo.
Foi integrada a esses programas uma formação de 4 horas no uso da plataforma LinkedIn, que contemplou:
- abertura de conta e configuração de perfil;
- apresentação de habilidades adquiridas durante os cursos voltados à prontidão ao trabalho;
- uso de recomendações públicas dos instrutores dos cursos;
- formação de conexões na plataforma;
- busca e candidatura a vagas de emprego.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de monitoramento e impacto causal:
- o custo total da operacionalização da iniciativa foi de 48 dólares por participante, com aumento de 65% (ou de 31 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa aumento de 50% (=5/10).) na taxa de participantes que tinham um perfil no LinkedIn e aumento de 94% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicador de uso da plataforma, ao fim da implementação dos programas e da formação [1];
- aumento de 10% (ou de 7 pontos percentuais) na taxa de jovens contemplados pelas horas de formação na ferramenta que tinham encontrado um emprego, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima, e tais efeitos foram persistiram no horizonte de 12 meses após o fim da implementação [1];
- os efeitos descritos acima resultaram de uma taxa maior de conversão de candidaturas a vagas realizadas durante a participação, e não de uma mudança na forma de busca emprego individual fora do escopo dos programas [1];
- há também, no horizonte de 12 meses após a implementação, evidência de aumento de 18% (ou de 3,4 pontos percentuais) na taxa de participantes que tinham um emprego permanente, embora esse resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- no mesmo horizonte temporal do resultado acima, estima-se que houve aumento de 7% nos rendimentos auferidos no mercado de trabalho [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Wheeler, L., Garlick, R., Johnson, E., Shaw, P., & Gargano, M. (2022). LinkedIn (to) Job Opportunities: Experimental Evidence from Job Readiness Training. American Economic Journal: Applied Economics, 14(2), 101-125.
Material complementar
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Auxílio Financeiro com Transporte para Jovens em Busca por Trabalho em Addis Abeba
Reduzir os custos de mobilidade no processo de procura por um emprego.
Oficina de Orientação de Carreira para Jovens Desempregados na África do Sul
Transmitir estratégias que pudessem apoiar o processo de procura por emprego.
Cartas de Recomendação para Participantes do Programa New York City’s Summer Youth Employment (NYC SYEP)
Apoiar o início da carreira de jovens que entravam no mercado de trabalho por meio do programa.