Transferências de Renda no Estudo Experimental Baby's First Years nos Estados Unidos
Transferências de Renda no Estudo Experimental Baby's First Years nos Estados Unidos
Qual era o objetivo?
Assegurar que mães pobres tivessem acesso a mais renda na fase inicial da vida de suas filhas e filhos.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2018 como parte de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., chamado Baby’s First Years, envolvendo 1.000 grávidas em situação de pobreza em áreas metropolitanas dos Estados Unidos.
Como era o desenho?
As transferências foram feitas mensalmente à mãe, no dia do aniversário da criança, em um cartão Mastercard de débito não-recarregável, em montante equivalente a 20% da renda domiciliar total de uma família pobre, segundo a linha de pobreza norte-americana. Não foram formalmente estabelecidas nem monitoradas condicionalidades.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das transferências de renda:
- redução de 9,9% (ou 7,1 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de famílias que se encontravam abaixo da linha de pobreza, 1 ano após o início da implementação [1];
- aumento de 16% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um indicador de atividades entre mãe e criança, contendo informação sobre a leitura conjunta de livros e brincadeiras, coletado ao longo do primeiro ano de vida da criança [1];
- aumento de 6% a 25% na taxa de mães que revelaram ter gastado recursos na compra itens para suas filhas ou filhos, como brinquedos, roupas e livros, no mesmo horizonte temporal [1];
- não foram encontradas evidências fortes de que as transferências tenham tido efeitos sobre variáveis que capturavam o bem-estar psicológico das mães com relação à vida financeira [1,2].
- Uma característica adicional relevante era de que não houve quase nenhum tipo de documentação e ausência de reavaliação para recebimento do benefício ao longo do período de duração do estudo.
Quais as fontes da informação?
- Gennetian, L. A., Duncan, G., Fox, N. A., Magnuson, K., Halpern-Meekin, S., Noble, K. G., & Yoshikawa, H. (2022). Unconditional Cash and Family Investments in Infants: Evidence from a Large-scale Cash Transfer Experiment in the US. National Bureau of Economic Research Working Paper.
- Magnuson, K., Yoo, P., Duncan, G., Yoshikawa, H., Trang, K., Gennetian, L. A., … & Noble, K. (2022). Can a Poverty Reduction Intervention Reduce Family Stress Among Families with Infants? An Experimental Analysis. SSRN Working Paper.
- Troller-Renfree, S. V., Costanzo, M. A., Duncan, G. J., Magnuson, K., Gennetian, L. A., Yoshikawa, H., … & Noble, K. G. (2022). The Impact of a Poverty Reduction Intervention on Infant Brain Activity. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(5).
Políticas e Programas Relacionados
Análise Estatística e Síntese Narrativa de Programas de Transferência de Renda, Poupança e Investimentos (2016)
Caracterizar a frequência com que programas de transferência de renda geraram efeitos negativos sobre o orçamento familiar, o uso de recursos como investimentos e a produção doméstica.
Plan de Atención Nacional a la Emergencia Social (PANES) no Uruguai
Promover o alívio imediato da pobreza por meio de transferências diretas de renda.
Programa Child Development Grant na Nigéria
Combater a fome e apoiar o desenvolvimento na primeira infância.