← voltar para plataforma impacto

Transferências de Renda no Estudo Experimental Baby's First Years nos Estados Unidos

Publicado em 23/02/2024 Atualizado em 22/05/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Assegurar que mães pobres tivessem acesso a mais renda na fase inicial da vida de suas filhas e filhos.

Onde e quando?

A iniciativa foi implementada em 2018 como parte de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado"., chamado Baby’s First Years, envolvendo 1.000 grávidas em situação de pobreza em áreas metropolitanas dos Estados Unidos.

Como é o desenho?

As transferências foram feitas mensalmente à mãe, no dia do aniversário da criança, em um cartão Mastercard de débito não-recarregável, em montante equivalente a 20% da renda domiciliar total de uma família pobre, segundo a linha de pobreza norte-americana. Não foram formalmente estabelecidas nem monitoradas condicionalidades.¹

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal das transferências de renda:

  • redução de 9,9% (ou 7,1 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de famílias que se encontravam abaixo da linha de pobreza, 1 ano após o início da implementação [1];
  • aumento de 16% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de atividades entre mãe e criança, contendo informação sobre a leitura conjunta de livros e brincadeiras, coletado ao longo do primeiro ano de vida da criança [1];
  • aumento de 6% a 25% na taxa de mães que revelaram ter gastado recursos na compra itens para suas filhas ou filhos, como brinquedos, roupas e livros, no mesmo horizonte temporal [1];
  • não foram encontradas evidências fortes de que as transferências tenham tido efeitos sobre variáveis que capturavam o bem-estar psicológico das mães com relação à vida financeira [1,2].
  1. Uma característica adicional relevante era de que não houve quase nenhum tipo de documentação e ausência de reavaliação para recebimento do benefício ao longo do período de duração do estudo.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Gennetian, L. A., Duncan, G., Fox, N. A., Magnuson, K., Halpern-Meekin, S., Noble, K. G., & Yoshikawa, H. (2022). Unconditional Cash and Family Investments in Infants: Evidence from a Large-scale Cash Transfer Experiment in the US. National Bureau of Economic Research Working Paper.
  2. Magnuson, K., Yoo, P., Duncan, G., Yoshikawa, H., Trang, K., Gennetian, L. A., … & Noble, K. (2022). Can a Poverty Reduction Intervention Reduce Family Stress Among Families with Infants? An Experimental Analysis. SSRN Working Paper.
  3. Troller-Renfree, S. V., Costanzo, M. A., Duncan, G. J., Magnuson, K., Gennetian, L. A., Yoshikawa, H., … & Noble, K. G. (2022). The Impact of a Poverty Reduction Intervention on Infant Brain Activity. Proceedings of the National Academy of Sciences, 119(5).

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.