Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Reforma 30 Baht do Sistema Público de Saúde da Tailândia
Reforma 30 Baht do Sistema Público de Saúde da Tailândia
Qual o objetivo?
Reduzir as disparidades geográficas nos serviços de saúde pública.
Onde e quando?
A reforma 30 Baht foi implementada em 2001 pelo governo da Tailândia.
Como é o desenho?
O 30 Baht teve dois componentes centrais e substituiu um sistema que contemplava aproximadamente 30% da população, provendo serviços gratuitos de saúde para a população mais pobre. Em primeiro lugar, o programa instituiu uma taxa universal de 30 Baht, equivalente a aproximadamente 0,75 dólares americanos, à época, para acesso a serviços de saúde nos equipamentos públicos. Além disso, o arranjo de financiamento local da saúde pública foi substituído pelo pagamento por capitação, usando como base no número de pessoas que viviam nas províncias do país.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- aumento de 3% na taxa de serviços de internação em centros de saúde, entre indivíduos que não tinham seguro-saúde quando da implementação, no horizonte de aproximadamente 1 ano após a instauração da reforma [1];
-
os efeitos acima foram particularmente pronunciados entre crianças e mulheres de 20 a 30 anos [1];
-
em 2002, a associação entre a taxa local de beneficiários do sistema antigo e a mortalidade infantil tinha se dissipado completamente [1];
-
como os beneficiários do sistema anterior eram escolhidos com base em indicadores de pobreza, o resultado acima indica que havia uma parcela substancial da população pobre que passou a ter acesso a serviços essenciais e que o programa induziu uma equalização desse acesso, reduzindo assim a mortalidade infantil [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Gruber, J., Hendren, N., & Townsend, R. M. (2014). The Great Equalizer: Health Care Access and Infant Mortality in Thailand. American Economic Journal: Applied Economics, 6(1), 91-107.
- Gruber, J., Hendren, N., & Townsend, R. M. (2014). The Great Equalizer: Health Care Access and Infant Mortality in Thailand. Online Appendix.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Implementação de Clínicas de Atenção Primária à Saúde em Escolas nos Estados Unidos
Diminuir disparidades de acesso de crianças e adolescentes em idade escolar a serviços de atenção primária em saúde.
Expansão do Programa Women, Infants and Children (WIC) nos Estados Unidos
Prover apoio ao desenvolvimento e saúde materno-infantis para famílias em situação de pobreza.
Programa Preparing For Life de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância na Irlanda
Melhorar a qualidade da estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos de desvantagens de ordem socioeconômica sobre o desenvolvimento infantil.