Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Reforma 30 Baht do Sistema Público de Saúde da Tailândia
Reforma 30 Baht do Sistema Público de Saúde da Tailândia
Qual o objetivo?
Reduzir as disparidades geográficas nos serviços de saúde pública.
Onde e quando?
A reforma 30 Baht foi implementada em 2001 pelo governo da Tailândia.
Como é o desenho?
O 30 Baht teve dois componentes centrais e substituiu um sistema que contemplava aproximadamente 30% da população, provendo serviços gratuitos de saúde para a população mais pobre. Em primeiro lugar, o programa instituiu uma taxa universal de 30 Baht, equivalente a aproximadamente 0,75 dólares americanos, à época, para acesso a serviços de saúde nos equipamentos públicos. Além disso, o arranjo de financiamento local da saúde pública foi substituído pelo pagamento por capitação, usando como base no número de pessoas que viviam nas províncias do país.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo para discussão listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa:
- aumento de 3% na taxa de serviços de internação em centros de saúde, entre indivíduos que não tinham seguro-saúde quando da implementação, no horizonte de aproximadamente 1 ano após a instauração da reforma [1];
-
os efeitos acima foram particularmente pronunciados entre crianças e mulheres de 20 a 30 anos [1];
-
em 2002, a associação entre a taxa local de beneficiários do sistema antigo e a mortalidade infantil tinha se dissipado completamente [1];
-
como os beneficiários do sistema anterior eram escolhidos com base em indicadores de pobreza, o resultado acima indica que havia uma parcela substancial da população pobre que passou a ter acesso a serviços essenciais e que o programa induziu uma equalização desse acesso, reduzindo assim a mortalidade infantil [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Gruber, J., Hendren, N., & Townsend, R. M. (2014). The Great Equalizer: Health Care Access and Infant Mortality in Thailand. American Economic Journal: Applied Economics, 6(1), 91-107.
- Gruber, J., Hendren, N., & Townsend, R. M. (2014). The Great Equalizer: Health Care Access and Infant Mortality in Thailand. Online Appendix.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Equipes Móveis e Incentivos para Imunização de Crianças em Udaipur
Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre crianças no primeiro ano de vida.
Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Programa Preparing For Life de Apoio ao Desenvolvimento na Primeira Infância na Irlanda
Melhorar a qualidade da estimulação na primeira infância e mitigar os efeitos de desvantagens de ordem socioeconômica sobre o desenvolvimento infantil.