Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia
Programa Profamilia de Planejamento Familiar e Saúde Reprodutiva na Colômbia
Qual o objetivo?
Promover condições para que mulheres tivessem controle sobre o número de e o espaçamento entre os filhos que viriam a ter durante sua vida reprodutiva.
Onde e quando?
O programa Profamilia foi criado e implementado pela Asociación Probienestar de la Familia Colombiana em Bogotá em 1965, expandindo sua atuação nos anos subsequentes para outras regiões da Colômbia. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de mulheres nascidas em 1911 e 1955.
Como é o desenho?
O Profamilia teve como focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. mulheres em situação de pobreza e teve como principal componente a criação de unidades comunitárias que proviam serviços de planejamento familiar, principalmente a distribuição gratuita de pílulas anticoncepcionais, dispositivos intrauterinos e procedimentos de esterilização.¹
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do programa Profamilia:
- já na primeira década de operação, o programa tinha alcançado criado mais de 40 unidades comunitárias que proviam serviços de planejamento familiar e saúde reprodutiva [1];
- durante os anos de operação do programa, a taxa de mulheres casadas em idade reprodutiva que faziam uso de algum método contraceptivo cresceu, passando de 19% em 1969, para 34% em 1976 e, em 1986, para 53% [1];
- redução de aproximadamente 4% na taxa de fecundidade total, para mulheres que tiveram algum filho no curso de suas vidas e que foram expostas ao programa a partir do início de sua vida reprodutiva, isto é, dos 15 aos 19 anos [2];
- aumento de 1% (ou 0,05 ano) no número total de anos de estudo alcançados na vida adulta, também para mulheres expostas ao programa a partir dos 15 a 19 anos [2];
- aumento de 7% (ou 2,1 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais. Por exemplo, se uma variável binária tem média de 10%, um efeito de 5 pontos percentuais representa aumento de 50%.) na taxa de mulheres que tinham um emprego no mercado de trabalho formal quando adultas, ainda para mulheres expostas ao programa a partir dos 15 a 19 anos [2];
- redução de aproximadamente 2% na taxa de fecundidade de mulheres que tiveram algum filho no curso de suas vidas, para mulheres expostas pela primeira vez ao programa dos 30 aos 34 anos, embora não tenham sido encontrados efeitos sobre educação ou mercado de trabalho nesse grupo [2].
- Um dos traços distintivos do programa foi sua abordagem comunitária, baseado no recrutamento de mulheres leigas para divulgá-lo.
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Seltzer, J., & Gomez, F. (1998). Family Planning and Population Programs in Colombia 1965 to 1997. POPTECH Report, (97-114), 062.
- Miller, G. (2010). Contraception as Development? New Evidence from Family Planning in Colombia. The Economic Journal, 120(545), 709-736.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Equipes Móveis e Incentivos para Imunização de Crianças em Udaipur
Estabelecer a disponibilidade regular e gratuita de serviços de imunização para bebês, informando às mães sobre seus benefícios, para melhorar as taxas de imunização completa entre crianças no primeiro ano de vida.
Programa Healthy Activity de Psicoterapia em Goa
Tornar serviços voltados à saúde mental mais acessíveis às populações de países em desenvolvimento, prescindindo do uso de especialistas.
Programa de Educação Nutricional Infantil para Mães no Malawi
Fornecer informação nutricional para puérperas, influenciando positivamente o desenvolvimento de seus filhos.