Reforço Escolar de Álgebra em Escolas Públicas de Chicago
Reforço Escolar de Álgebra em Escolas Públicas de Chicago
Qual era o objetivo?
Aumentar o tempo dedicado à instrução para alunos com baixo desempenho.
Onde e quando?
A iniciativa foi implementada em 2003 pela Chicago Public Schools, nos Estados Unidos. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição dos indivíduos à política ou ao programa social, baseando-se na observação das associações entre variáveis em seus contextos naturais. Nesse tipo de estudo, que frequentemente recebe o nome de "experimento natural" ou "quase-experimento", diferenças entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais entre o programa e resultados de interesse. Estudos observacionais se apoiam nas metodologias modernas de inferência causal para contornar esse problema, construindo contrafactuais convincentes. que usa dados de alunos que passaram pelo 9° ano entre 2001 e 2004.
Como era o desenho?
Foi requerido que alunos que tivessem obtido nota abaixo da mediana nacional em um exame padronizado aplicado no 8° ano frequentassem aulas de Álgebra em dois períodos diferentes, um com sua turma regular e um com uma turma de reforço, com alunos que apresentavam defasagens semelhantes de aprendizagem. Além disso, os professores responsáveis pela disciplina ensinada durante o reforço receberam material e cursos de formação continuada.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do reforço em Álgebra nos participantes:
- aumento de 8% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. em um exame padronizado de Matemática aplicado ao fim do 1° ano do Ensino Médio [1];
- aumento de 3,9% (ou de 1,7 pontos percentuaisO efeito de um programa em termos percentuais (%) é diferente do efeito do programa em pontos percentuais! Por exemplo, se uma variável binária teria média de 10% na ausência da iniciativa, um impacto de 5 pontos percentuais representa um aumento de 50% (=5/10).) na taxa de alunos que vieram a se graduar no Ensino Médio, alguns anos após participarem da iniciativa, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1];
- os efeitos descritos acima foram particularmente pronunciados para alunos que, antes do início da implementação do reforço, tinham desempenho médio ou alto perante seus pares, sugerindo que existem dificuldades em estruturar programas do tipo que possam impactar os alunos com pior desempenho [1].
Quais as fontes da informação?
- Cortes, K. E., & Goodman, J. S. (2014). Ability-Tracking, Instructional Time, and Better Pedagogy: The Effect of Double-dose Algebra on Student Achievement. American Economic Review, 104(5), 400-405.
Políticas e Programas Relacionados
Plano Qualità e Merito e Grupos de Estudo no Contraturno em Estados do Sul da Itália
Diminuir desigualdades regionais e locais em indicadores de aprendizado.
Centros Educacionais Mindspark para Aprendizado no Contraturno em Déli
Usar a tecnologia para individualizar o processo de aprendizagem, de forma escalável.
Reforço de Matemática em Escolas Públicas do Miami-Dade County
Aumentar o tempo de instrução de alunos que não tinham atingido níveis suficientes ou adequados de aprendizado.