Aumento no Tempo de Instrução no Plano Qualità e Merito em Estados do Sul da Itália

← voltar para plataforma impacto

Aumento no Tempo de Instrução no Plano Qualità e Merito em Estados do Sul da Itália

Publicado em 27/11/2024 Atualizado em 27/11/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Diminuir desigualdades regionais e locais em indicadores de níveis de aprendizado.

Onde e quando?

A iniciativa foi criada em 2010 e implementada nos anos subsequentes em escolas públicas da Apulia, Calabria, Campanha e da Sicília, na Itália. Os resultados abaixo se referem a um estudo observacionalOs estudos observacionais analisam dados coletados em situações em que os pesquisadores não têm controle sobre a exposição de indivíduos à política ou programa social, permitindo apenas a observação das associações entre variáveis em contextos naturais. Nesse tipo de estudo, as diferenças observadas entre os grupos podem ser influenciadas por fatores que limitam a capacidade de estabelecer relações causais diretas entre o programa e os resultados observados. As metodologias não-experimentais listadas nas tags da página são formas tipicamente escolhidas para contornar esse problema! que usa dados de alunos em escolas das regiões, antes e depois da implementação do programa.

Como é o desenho?

O Qualità e Merito teve como foco alunos do 6° ao 8° ano em escolas públicas com indicadores de fluxo escolar de baixa qualidade. Embora a participação das escolas não tenha sido mandatória, a autoridade educacional começou a ranquear escolas conforme indicadores de repetência, reprovação e evasão escolar, e estabeleceu critérios de priorização para as piores escolas. O principal componente do programa foi a extensão da jornada escolar de alunos no contraturno, com atividades educacionais capitaneadas pelas professores que os acompanhavam durante o horário regular. As atividades buscaram prover instrução individualizada por meio de reforços e tutorias.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências de impacto causal da iniciativa:

  • aumento de 35% no tempo de instrução dedicado à Matemática no contraturno e de 25% no tempo de instrução dedicado à Língua Italiana, também no contraturno, entre as escolas contempladas [1];
  • aumento de 29% de desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. aumento em Matemática nas escolas do tercil inferior da distribuição do indicador que usa usado para coordenar a participação no programa, que tinham uma tendência a contemplarem uma parcela maior de alunos em situação de desvantagem, no horizonte de 1 ano após a implementação da iniciativa [1]
  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em Língua Italiana, no mesmo horizonte temporal dos resultados acima [1].

 

  1. Os efeitos nesse grupo de escolas foram maiores para alunos acima da mediana do indicador de aprendizado em Matemática, o que sugere que, dentro de salas de aula específicas contempladas pelo programa, houve um aumento da desigualdade.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.