Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil
Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil
Qual era o objetivo?
Aprimorar a infraestrutura das escolas públicas, dar suporte a seus professores, e apoiar a aprendizagem efetiva dos alunos.
Onde e quando?
A iniciativa foi criada em 2005 e implementada no ano de 2007, em Guayaquil, no Equador, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 16 escolas e aproximadamente 800 alunos.
Como era o desenho?
O projeto Más Tecnología teve como foco alunos do 3° ao 5° ano e o seu principal componente foi a implantação de laboratórios de informática com 4 computadores, contendo um software para aprendizagem de Matemática e Língua Espanhola. O software adaptava a experiência do usuário aos resultados de uma avaliação diagnóstica inicial e seu uso recomendado era de 3 horas por semana. Para dar apoio à boa implementação da tecnologia educacional, o projeto envolveu, também, oficinas de capacitação dos professores em informática básica e no uso do software e de suas devolutivas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos documentos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do projeto Más Tecnología:
- aumento de 24% a 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em um exame padronizado de Matemática, 2 anos após a implantação dos laboratórios, com efeitos particularmente pronunciados no grupo de alunos que tinham mais conhecimento acumulado na avaliação inicial de níveis de aprendizado [1];
- aumento de 16% a 20% de um desvio-padrão nas notas em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
- Carrillo, P. E., Onofa, M., & Ponce, J. (2011). Information Technology and Student Achievement: Evidence from a Randomized Experiment in Ecuador.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Referendos para Financiamento de Melhorias no Transporte Escolar nos Estados Unidos
Permitir que distritos levantassem recursos para o financiamento de aprimoramentos na infraestrutura da sua rede de escolas públicas.
Renovações na Infraestrutura de Escolas Públicas de New Haven
Modernizar as instalações escolares para criar ambientes de aprendizado mais seguros e saudáveis.
Referendos para Financiamento da Construção de Instalações Esportivas em Escolas nos Estados Unidos
Permitir que distritos levantassem recursos para o financiamento de aprimoramentos na infraestrutura da sua rede de escolas públicas.