Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil
Projeto Más Tecnología em Escolas de Guayaquil
Qual era o objetivo?
Aprimorar a infraestrutura das escolas públicas, dar suporte a seus professores, e apoiar a aprendizagem efetiva dos alunos.
Onde e quando?
A iniciativa foi criada em 2005 e implementada no ano de 2007, em Guayaquil, no Equador, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 16 escolas e aproximadamente 800 alunos.
Como era o desenho?
O projeto Más Tecnología teve como foco alunos do 3° ao 5° ano e o seu principal componente foi a implantação de laboratórios de informática com 4 computadores, contendo um software para aprendizagem de Matemática e Língua Espanhola. O software adaptava a experiência do usuário aos resultados de uma avaliação diagnóstica inicial e seu uso recomendado era de 3 horas por semana. Para dar apoio à boa implementação da tecnologia educacional, o projeto envolveu, também, oficinas de capacitação dos professores em informática básica e no uso do software e de suas devolutivas.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos documentos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do projeto Más Tecnología:
- aumento de 24% a 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável —valores mais altos indicam ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Uma forma de interpretar efeitos medidos na escala de desvios-padrão, que é usada para tornar comparáveis provas usadas em diferentes contextos, é: "A cada aumento de 10% de um desvio-padrão equivale, aproximadamente, um salto de 4 posições a partir do aluno mediano (isto é, na posição 50)". Um aumento de 30% de um desvio-padrão, por exemplo, equivaleria a passar da posição 50 para a posição 62 (isto é, 30%/10% x 4 posições). Essas aproximações se tornam menos precisas para efeitos muito grandes. nas notas em um exame padronizado de Matemática, 2 anos após a implantação dos laboratórios, com efeitos particularmente pronunciados no grupo de alunos que tinham mais conhecimento acumulado na avaliação inicial de níveis de aprendizado [1];
- aumento de 16% a 20% de um desvio-padrão nas notas em um exame padronizado de Língua Espanhola, no mesmo horizonte temporal [1].
Quais as fontes da informação?
- Carrillo, P. E., Onofa, M., & Ponce, J. (2011). Information Technology and Student Achievement: Evidence from a Randomized Experiment in Ecuador.
Vídeos
Políticas e Programas Relacionados
Programa Akshara e Abertura de Bibliotecas em Escolas de Bangalore
Assegurar que crianças tivessem possibilidade de e apoio para estabelecer um contato mais próximo com livros no ambiente escolar.
Referendos para Financiamento de Aquisição de Terrenos e Ampliação do Espaço de Escolas Públicas nos Estados Unidos
Permitir que distritos levantassem recursos para o financiamento de aprimoramentos na infraestrutura da sua rede de escolas públicas.
Referendos para Financiamento de Infraestrutura Escolar de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado nos Estados Unidos
Permitir que distritos levantassem recursos para o financiamento de aprimoramentos na infraestrutura da sua rede de escolas públicas.