← voltar para plataforma impacto

Project on Incentives in Teaching (POINT) em Nashville

Publicado em 11/04/2024 Atualizado em 22/04/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Premiar professores por ganhos extraordinários de desempenho de seus alunos em exames padronizados.

Onde e quando?

O Project on Incentives in Teaching (POINT) foi implementado pelo Metropolitan Nashville School System entre 2007 e 2009, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto envolvendo aproximadamente 300 professores e 10.000 alunos.

Como é o desenho?

O POINT teve como foco professores de Matemática e alunos do 5° ao 8° ano, com duração de 3 anos escolares. Durante o período, foram distribuídos bônus salariais anuais de 5.000, 10.000 e 15.000 dólares americanos a professores de alunos que obtiveram ganhos médios de desempenho no exame Tennessee Comprehensive Assessment Program correspondentes aos percentis 80, 90 e 95 da distribuição histórica de ganhos da rede, respectivamente.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, em documento listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal dos incentivos financeiros instaurados pelo POINT:

  • não foram encontradas evidências de efeitos estatisticamente significantesChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. em indicadores de esforço docente e de práticas didático-pedagógicas, no horizonte de implementação do estudo [1];
  • também não foram encontradas evidências sistemáticas de que o programa tenha tido efeitos quantitativamente relevantes ou estatisticamente significantes sobre as notas dos alunos dos professores participantes em exames padronizados de Matemática [1];¹
  • cerca da metade dos professores da rede teriam alcançado o limite mínimo para receber o bônus (percentil 85) no primeiro ano, caso seus alunos respondessem corretamente a mais 3 questões (de 55 itens), o que sugere que a meta possa ter parecido factível [1];
  • embora os professores das escolas participantes tenham revelado apoiar a ideia de que professores fossem remunerados pelo seu desempenho, eles não revelaram endossar a ideia de que professores que receberam bônus eram professores melhores, ou de que não receber o bônus significava necessariamente que um professor tinha aspectos a melhorar [1].

 

  1. A magnitude encontrada do efeito é de 3% a 5% de um desvio-padrão.

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

  1. Springer, M. G., Hamilton, L., McCaffrey, D. F., Ballou, D., Le, V. N., Pepper, M., … & Stecher, B. M. (2010). Teacher Pay for Performance: Experimental Evidence from the Project on Incentives in TeachingNational Center on Performance Incentives.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.