← voltar para plataforma impacto

Programa de Estímulo à Coesão Social Understanding Each Other em Escolas Públicas de Istambul

Publicado em 15/10/2022 Atualizado em 30/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estimular a formação de habilidades sociais voltadas para a coesão e assegurar um ambiente saudável para o aprendizado de todos os alunos.

Onde e quando foi implementado?

O programa foi implementado nos anos de 2018 e 2019 em escolas públicas nas províncias de Sanliurfa e Mersin, na região sudeste da Turquia, ambas fortemente afetadas pela entrada de refugiados com a guerra civil na Síria a partir de 2011.

Como é o desenho?

O programa, que se direcionou a professores e alunos de terceiro e quarto anos do Ensino Fundamental I, baseou-se em dois componentes principais, desenvolvidos por um time multidisciplinar.

Em primeiro lugar, foram realizados seminários de treinamento dos professores. Estes seminários tiveram o intuito de sensibilizar os professores para a importância de que seus alunos aprimorassem a capacidade de assumir as perspectivas de outros, uma etapa crucial para seu próprio desenvolvimento cognitivo e socioemocional. Além disso, os seminários organizaram workshops para que os professores fossem apresentados aos materiais compilados no livro Understanding Each Other (“Compreendendo uns aos outros”, em tradução livre).

Estes materiais, que compunham o segundo componente do programa, propunham atividades a serem realizadas por um período de três horas por semana, durante o período destinado a atividades extra-curriculares. Estas atividades incluíam jogos e atividades de leitura que encorajaram os alunos a refletir sobre as intenções, objetivos e motivos por detrás das ações de outras pessoas. Além disso, as atividades incluíam uma série de vídeos que enfatizavam a similaridade dos efeitos de eventos dolorosos em pessoas de diferentes grupos e raças.

Um exemplo de atividade do programa foi a leitura do diário de um aluno que inicia suas aulas em uma escola nova, depois de uma mudança de país. Na sequência, os alunos leram também um segundo diário, em que um dos alunos na mesma escola descreve a chegada desse novo amigo a partir de sua perspectiva. Outro exemplo era um jogo de adivinhação, em que as crianças tentaram compreender o estado mental de seus amigos, começando com emoções simples, como felicidade e raiva, e, então, enveredando-se por emoções e pensamentos mais sutis e sofisticados. Cabe notar que, embora o programa tenha sido criado como resposta a tensões étnicas oriundas do grande fluxo migratório de sírios para a Turquia, o tema da identidade étnica nunca foi explicitamente abordado (embora, é claro, ele pudesse ter sido inferido em algumas atividades).

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa nos alunos matriculados nas escolas participantes:

  • redução de 64% na frequência de eventos graves envolvendo violência entre alunos, medida em um período de 10 dias consecutivos ao fim da implementação do programa [1];
  • aumento de 6% na taxa de alunos que disseram ter pelo menos um amigo de quem receberam suporte emocional, e de 8% na taxa de alunos que disseram ter pelo menos um amigo de quem receberam suporte acadêmico [1];
  • redução de 15% em um indicador de segregação étnica na formação de laços de amizade, acompanhado de uma redução de magnitude semelhante (17% e 21%) em indicadores de segregação étnica na formação de laços de suporte emocional e acadêmico [1];
  • aumentos de 19% em um indicador de confiança no próximo, de 13% em um indicador de reciprocidade, de 8% em um indicador de comportamento cooperativo [1];
  • aumento de 10% em um indicador de altruísmo [1];
  • aumento de 13% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. na nota em uma prova padronizada de Língua Turca entre alunos de famílias de refugiados sírios, sugerindo que a criação de um ambiente mais coeso e cooperativo é crucial para a integração de crianças oriundas de minorias [1];
  • não foi encontrada evidência de efeitoestatisticamente significanteChamam-se de estatisticamente significantes as estimativas de impacto que são distinguíveis do valor zero, após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos. na nota em uma prova padronizada de Matemática [1].

De onde vem essa informação?

  1. Alan, S., Baysan, C., Gumren, M., & Kubiulay, E. (2021). Building Social Cohesion in Ethnically Mixed Schools: An Intervention on Perspective Taking. The Quarterly Journal of Economics, 136(4): 2147–2194.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.