← voltar para plataforma impacto

Programa Escolar de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos

Publicado em 18/02/2024 Atualizado em 10/09/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Integrar à educação infantil conteúdos sistemáticos de autorregulação apresentados de forma lúdica.

Onde e quando?

O programa foi implementado nos anos de 2013 e 2014 em uma cidade do noroeste dos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 14 salas de aula em 9 escolas.

Como é o desenho?

O programa teve como foco alunos de 4 a 5 anos em centros de educação infantil Head Start e baseou-se na integração ao currículo de atividades ao longo de 8 semanas, com duas atividades de 20 a 30 minutos por semana.

Um exemplo de atividade é o jogo Red Light Purple Light. Nele, o professor atua como um semáforo, mostrando cartões coloridos que significam “PARE!” e “VÁ!”. As crianças devem responder (“vá”) ou inibir respostas (“pare”) conforme as pistas apresentadas pelas cores deste semáforo. Em seguida, essas regras podem ser invertidas ou modificadas, promovendo, então, flexibilidade cognitiva para a aprendizagem. As crianças devem lembrar as instruções, atentar às pistas apresentadas, alternar com êxito de uma regra para outra e controlar seu comportamento para realizar a ação apropriada. Com o avanço da intervenção, regras adicionais podem ser introduzidas nas atividades, aumentando sua complexidade.

O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:

  • as crianças participaram, em média, de 13 sessões de atividades como as descritas acima [1];
  • aumento de 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 - isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100. em um indicador de autorregulação que capturava memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, ao fim do período de implementação das aulas direcionadas ao tema [1];
  • houve, também, aumento na nota em um exame padronizado de Matemática para alunos de origem hispânica ou outras nacionalidades no mesmo horizonte temporal, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1].

Quais as fontes bibliográficas dessa informação?

Schmitt, S. A., McClelland, M. M., Tominey, S. L., & Acock, A. C. (2015). Strengthening School Readiness for Head Start Children: Evaluation of a Self-Regulation Intervention. Early Childhood Research Quarterly, 30, 20-31.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.