Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Escolar de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Programa Escolar de Autorregulação em Centros Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos
Qual o objetivo?
Integrar à educação infantil conteúdos sistemáticos de autorregulação apresentados de forma lúdica.
Onde e quando?
O programa foi implementado nos anos de 2013 e 2014 em uma cidade do noroeste dos Estados Unidos, no contexto de um estudo experimental de impacto envolvendo 14 salas de aula em 9 escolas.
Como é o desenho?
O programa teve como foco alunos de 4 a 5 anos em centros de educação infantil Head Start e baseou-se na integração ao currículo de atividades ao longo de 8 semanas, com duas atividades de 20 a 30 minutos por semana.
Um exemplo de atividade é o jogo Red Light Purple Light. Nele, o professor atua como um semáforo, mostrando cartões coloridos que significam “PARE!” e “VÁ!”. As crianças devem responder (“vá”) ou inibir respostas (“pare”) conforme as pistas apresentadas pelas cores deste semáforo. Em seguida, essas regras podem ser invertidas ou modificadas, promovendo, então, flexibilidade cognitiva para a aprendizagem. As crianças devem lembrar as instruções, atentar às pistas apresentadas, alternar com êxito de uma regra para outra e controlar seu comportamento para realizar a ação apropriada. Com o avanço da intervenção, regras adicionais podem ser introduzidas nas atividades, aumentando sua complexidade.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- as crianças participaram, em média, de 13 sessões de atividades como as descritas acima [1];
- aumento de 32% de um desvio-padrãoO desvio-padrão mede a dispersão de valores de uma variável - valores mais altos indicam maior ocorrência de valores longe da média e valores mais baixos refletem maior concentração de valores próximos à média. Para a distribuição normal, ou para distribuições razoavelmente similares a uma normal, um aumento de 10% de um desvio-padrão equivale a um efeito de 4 percentis a partir do percentil 50 — isto é, a passar da posição 50 para a posição 54, em uma fila de 100 indivíduos. em um indicador de autorregulação que capturava memória de trabalho, controle inibitório e flexibilidade cognitiva, ao fim do período de implementação das aulas direcionadas ao tema [1];
- houve, também, aumento na nota em um exame padronizado de Matemática para alunos de origem hispânica ou outras nacionalidades no mesmo horizonte temporal, embora o resultado seja imprecisamente estimadoDiz-se que um resultado estatístico é imprecisamente estimado quando ele também é consistente com valores distantes de um valor de referência (por exemplo, 0), após incorporada à análise as incertezas associadas à generalização para outras amostras de indivíduos de uma população. [1].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
Schmitt, S. A., McClelland, M. M., Tominey, S. L., & Acock, A. C. (2015). Strengthening School Readiness for Head Start Children: Evaluation of a Self-Regulation Intervention. Early Childhood Research Quarterly, 30, 20-31.
Eixos de busca
Indicador afetado
Aprendizado de MatemáticaControle inibitórioFlexibilidade cognitivaFunções executivasMemória de trabalhoTipo de programa
Berçários, creches e pré-escolasFunções executivas na escolaReformulação do currículo educacionalElementos
Currículo escolarRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Hogares Infantiles Mejorados na Colômbia
Aprimorar a qualidade dos serviços de educação infantil disponíveis para os segmentos mais vulneráveis da população.
Expansão dos Centros Públicos Head Start de Educação Infantil nos Estados Unidos na Década de 1980
Quebrar o vínculo entre a pobreza infantil e o baixo preparo para início da vida escolar, promovendo o desenvolvimento intelectual, social e físico de crianças em contextos de vulnerabilidade social.
Universalização do Acesso a Pré-Escolas Públicas em Oklahoma
Ampliar o acesso à educação infantil para criar novas competências e preparar crianças para o início da vida escolar.