Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa Subsidios Condicionados a la Asistencia Escolar (Modelo Poupança) na Colômbia
Programa Subsidios Condicionados a la Asistencia Escolar (Modelo Poupança) na Colômbia
Qual o objetivo?
Reduzir as taxas de evasão e diminuir a incidência de trabalho infantil entre alunos de baixa renda.
Onde e quando?
O programa foi implementado entre os anos de 2005 e 2012 em San Cristobal e Suba, dois dos bairros mais pobres de Bogotá, na Colômbia, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si — e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". de impacto de diferentes programas para diminuir a evasão escolar.
Como é o desenho?
O principal componente do programa foi uma transferência de renda paga a alunos do Ensino Fundamental II e ensino médio, com foco em crianças e adolescentes de famílias pobres. Essas transferências foram condicionadas à matrícula e frequência. O montante pago era de 20 dólares americanos a cada 2 meses, depositados em conta bancária, se o aluno estivesse matriculado na matrícula na escola e comparecido a pelo menos 80% dos dias letivos durante o período. Além disso, o aluno recebia um adicional de 10 dólares, que ficava retido nessa conta bancária.
Todos os pagamentos foram baseados em relatórios fornecidos à Secretaria de Educação pelos diretores das escolas em que alunos estavam matriculados. Foram retirados do programa os alunos que:
- não se matricularam por duas vezes seguidas para o próximo ano;
- não conseguiram atingir a meta de frequência em dois períodos bimestrais sucessivos; ou,
- foram expulsos da escola.
Os fundos retidos acumulados – que eram de até 50 dólares por ano letivo para alunos que atingissem a meta de frequência todos os meses – foram disponibilizados às famílias durante o período em que os alunos se preparavam para se matricular no próximo ano letivo. A estrutura desse tipo de pagamento, potencialmente, forneceu um meio de contornar as restrições de liquidez de curto prazo das famílias ao pagar as despesas de matrícula no ano letivo seguinte.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, nos artigos listados na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa:
- aumento de 3,4% (ou 2,7 pontos percentuais) na frequência escolar durante o período de implementação, e este efeito foi mais pronunciado entre os alunos oriundos de famílias menos pobres [1];
- aumento de 5,7 a 6,6% (ou de 4 a 4,5 pontos percentuais) na taxa de matrícula no ano seguinte, também no período de implementação [1];
- aumento de 7% na probabilidade do aluno algum dia se matricular em uma instituição de ensino superior [2];
- um programa implementado no mesmo contexto, mas que não reservava parte das transferências monetárias até o final do ano letivo, teve resultados de menor magnitude sobre as taxas de matrícula e não afetou a taxa de alunos que vieram a se inscrever em uma instituição de ensino superior [2].
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Barrera-Osorio, F., Bertrand, M., Linden, L. L., & Perez-Calle, F. (2011). Improving the design of conditional transfer programs: Evidence from a randomized education experiment in Colombia. American Economic Journal: Applied Economics, 3(2), 167-95.
- Barrera-Osorio, F., Linden, L. L., & Saavedra, J. E. (2019). Medium-and Long-term Educational Consequences of Alternative Conditional Cash Transfer Designs: Experimental Evidence from Colombia. American Economic Journal: Applied Economics, 11(3), 54-91.
Eixos de busca
Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Expansão do Programa Food Stamps nos Estados Unidos nas Décadas de 1960 e 1970
Aumentar a quantidade e o valor nutricional de alimentos consumidos por famílias pobres e suas crianças, contribuindo para a redução da pobreza infantil.
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais de Bengala Ocidental
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.
Programa Graduation de Superação da Extrema Pobreza em Áreas Rurais do Peru
Colocar famílias pobres de comunidades rurais em uma trajetória sustentável de superação da pobreza.