← voltar para plataforma impacto

Programa Parents and Child Together de Estímulo à Leitura na Educação Infantil em Chicago

Publicado em 20/10/2022 Atualizado em 27/03/2024
Compartilhe:

Qual o objetivo?

Estimular pais de alunos na pré-escola a ler para crianças no ambiente doméstico.

Onde e quando foi implementado?

O programa Parents and Children Together (PACT) foi implementado nos anos letivos de 2014 a 2015 em Chicago, Estados Unidos, no contexto de um estudo experimentalOs estudos experimentais utilizam mecanismos aleatórios (isto é, sorteios) para definir quem será e quem não será contemplado por um determinado programa ou política pública, garantindo que as diferenças futuras entre estes grupos possam ser atribuídas com maior credibilidade à intervenção em si - e não a diferenças entre quem é e quem não é "tratado". envolvendo 169 cuidadores e suas filhas e filhos.

Como é o desenho?

O programa teve por focoO programa ainda está em operação. As frases nesse e nos próximos parágrafos estão no passado porque os resultados se referem a como o programa era, no momento e contexto específicos da avaliação de impacto. alunos matriculados na pré-escola em centros públicos de educação infantil. Durante 6 semanas, todas as famílias estudadas tiveram acesso a um tablet, com um aplicativo gratuito que continha mais de 500 livros infantis em Língua Inglesa e Espanhola, que gravava informações sobre o tempo dispendido pelos pais em atividades de leitura.

A ideia central do programa era a de que existem barreiras comportamentais que podem influenciar a quantidade e a qualidade de estímulos ao desenvolvimento infantil no ambiente doméstico. Por isso, o programa incluía os seguintes elementos:

  1. uma mensagem para formação de compromisso, enviada no início de cada semana, em que os cuidadores eram convidados a definir um objetivo de tempo de leitura na semana para seus filhos usando o tablet, e que era revisitado ao final da semana e contrastado com quanto tempo esses cuidadores, de fato, leram;
  2. mensagens, enviadas todos os dias, relembrando os pais dos objetivos de leitura definidos semanalmente e da importância das atividades para o desenvolvimento infantil;
  3. mensagens de parabenização, enviadas ao final da semana para os pais que tinham cumprido sua meta.

O que aprendemos com o monitoramento e a avaliação?

Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do impacto causal do programa PACT, em crianças e pais ou cuidadores de crianças que se dispuseram a receber as mensagens e participar da pesquisa:

  • aumento de aproximadamente 80 minutos (ou 75%) no tempo total de leitura utilizando o aplicativo, sugerindo a importância da formação de compromisso, lembretes e mensagens de congratulação para engajamento das mães e pais com as atividades de leitura no ambiente doméstico [1].

De onde vem essa informação?

  1. Mayer, S. E., Kalil, A., Oreopoulos, P., & Gallegos, S. (2019). Using Behavioral Insights to Increase Parental Engagement: The Parents and Children Together Intervention. Journal of Human Resources, 54(4), 900-925.

Estamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.