Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Programa One Summer Chicago Plus de Experiência Profissional e Terapia Cognitivo-Comporamental Durante as Férias
Programa One Summer Chicago Plus de Experiência Profissional e Terapia Cognitivo-Comporamental Durante as Férias
Qual o objetivo?
Apresentar e preparar os jovens para carreiras futuras, promover habilidades importantes para o sucesso no mercado de trabalho e fornecer renda suplementar para as suas famílias.
Onde e quando?
O programa One Summer Chicago Plus (OSC+) foi criado pelo Department of Family and Support Services (DFSS), nos Estados Unidos, e ainda está em operação. Os resultados abaixo se referem a um grupo de jovens inscritos no programa no ano de 2012.
Como é o desenho?
O OSC+ teve por foco jovens de 14 a 21 anos que estudavam em 13 escolas em regiões de alta violência e possuiu três componentes principais.
O primeiro componente foi uma oferta de emprego durante as férias de verão, em Julho e Agosto, por 15 a 25 horas semanais (3 a 5 horas por dia) e de 8 semanas, que pagava o salário mínimo estadual de 8,25 dólares americanos por hora (em valores de 2012).
O segundo componente foi a designação de cada um dos jovens participantes a um mentor profissional, responsável por aproximadamente 10 participantes. A função central do mentor era auxiliar no processo de inserção profissional e ensinar o caminho para obterem sucesso em seus empregos. Os mentores participaram de um treinamento de um dia e receberam um salário pelos serviços prestados.
Por fim, o terceiro componente do programa foi a apresentação de princípios básicos de terapia cognitivo-comportamental, com o objetivo de estimular os jovens participantes a entenderem e aprenderem a lidar com seus sentimentos e emoções. Para estimular a participação dos jovens nessas atividades, eles também foram pagos o salário mínimo estadual por 10 horas semanais, durante as 8 semanas de duração do programa.
O DFSS administrou o programa por meio de contratos com agências locais sem fins lucrativos. Essas agências recrutavam os candidatos, contratavam os mentores, recrutavam empregadores e alocavam os jovens nos empregos de férias. Além disso, a instituição fornecia assistência financeira para almoço diário e transporte.
O que aprendemos com o monitoramento e avaliação?
Foram documentadas, no artigo listado na seção abaixo, as seguintes evidências a respeito do monitoramento e do impacto causal do OSC+:
Quais as fontes bibliográficas dessa informação?
- Heller, S. B. (2014). Summer Jobs Reduce Violence Among Disadvantaged Youth. Science, 346(6214), 1219-1223.
Vídeos
Eixos de busca
Indicador afetado
EncarceramentoTipo de programa
Empregos de férias para adolescentesProgramas de inserção laboralTerapia cognitivo-comportamentalPúblico-alvo
Adolescentes de 11 a 19 anosAlunos do Ensino Fundamental IIAlunos do Ensino MédioJovens adultas e adultosRegião
América do NortePaís
Estados UnidosEstamos trabalhando para que as páginas contemplem toda a evidência documentada sobre o tema e estejam sempre atualizadas. Se você quiser sugerir algum artigo, entre em contato.
Políticas e Programas Relacionados
Programa Community Schools da ONG Glasswing International em El Salvador
Modificar padrões violentos de atitudes de crianças e adolescentes e melhorar seu aproveitamento escolar.
Acesso a Emprego Formal e Curso Profissionalizante no Programa Jovem Aprendiz do Brasil
Proporcionar uma experiência formal de vínculo com o mercado de trabalho e de aprendizagem no início da carreira profissional.
Programa Summer Youth Employment de Experiência Profissional nas Férias para Jovens em Boston
Preparar os jovens para carreiras futuras, promover habilidades importantes para o sucesso no mercado de trabalho e fornecer renda suplementar para as suas famílias.